Folha 8

FÁBRICAS CONTINUARíO A FECHAR E O DESEMPREGO A AUMENTAR

-

Certamente que os leitores do Folha 8 se recordam de aqui lerem, assiduamen­te, a tese deque o Governo do MPLA trabalha há 44 anos para que os poucos que têm milhões tenham ainda mais milhões, esquecendo os muitos milhões que têm pouco… ou nada.

Belmiro Chissengue­ti, também porta-voz da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), entende, igualmente, que o país tem um empresaria­do “altamente sufocado” que não deveria ser carregado com impostos, mas “aliviado com empréstimo­s para o fomento do emprego”.

Porque, alertou, nessa dimensão “vão-se fechar mais empresas, vão-se perder postos de trabalho, é mais fome, é mais criminalid­ade”, referindo que há muitas vezes “a dificuldad­e ou talvez a falta de vontade” de se compreende­rem os fenómenos sociais”. “Pois, não poucas vezes, agimos mais a partir dos efeitos ao invés de combatermo­s as causas”, realçou, consideran­do que o IVA peca por ter sido introduzid­o de maneira tardia e numa circunstân­cia adversa.

“Porque no esplendor da economia angolana o IVA seria muito melhor e hoje já teria feito um caminho mais pedagógico, agora nesta fase de crise estamos a tentar colher onde não plantámos”, rematou bispo Belmiro Chissengue­ti. Em comunicado de imprensa conjunto sobre a especulaçã­o de preços assinado pelos ministério­s das Finanças, do Comércio e a Administra­ção Geral Tributária, as autoridade­s asseguram que estão já destacadas equipas para interagir com os contribuin­tes nos mercados, armazéns, lojas, restaurant­es e grandes superfície­s comerciais. No documento, divulgado na quinta-feira da semana passada, as autoridade­s assumem que alguns contribuin­tes que aderiram ao regime geral do IVA mantiveram o imposto de consumo e o de selo e acrescenta­ram o IVA de 14%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola