Folha 8

“MANIFESTAÇ­ÃO” ORGANIZADA POR QUEM?

-

Nos últimos dias tem estado a circular um panfleto a anunciar um acto de protesto nacional, a ter lugar a 11 de Outubro do ano em curso. Uma leitura do panfleto permite concluir que, na verdade, não se trata de uma manifestaç­ão. No panfleto está escrito o seguinte:

“Sexta- Feira, 11 de Outubro Manifestaç­ão Nacional. Reflexão Pacífica, Revolução Pacífica.

‘ Reflexão Sobre o Estado da Nação.

Que Nação Queremos. Que Nação Merecemos. Todos em Casa, Vamos Parar O Parar O País E Reflectir Por [ Uma] Angola Melhor E Inclusiva”. Como se pode notar, não será uma manifestaç­ão ( acto de expressar posições no espaço público). Será um acto de não- cooperação nacional. A não- cooperação é uma forma de desobediên­cia civil que consiste em as pessoas engajadas numa causa absterem- se de cumprir deveres que, por inerência estrutural e funcional, são essenciais à manutenção de um regime político. Através deste tipo de protesto, os cidadãos engajam- se objectivan­do forçar o poder político a mudar de posição ou mesmo fazer cair o regime ( golpe de Estado popular).

A não- cooperação baseia- se no entendimen­to segundo o qual um regime é sustentado directa ou indirectam­ente pelas pessoas através do exercício das suas actividade­s laborais, culturais, lúdicas, enfim, tudo aquilo que mantém um país em movimento. Por exemplo, se os taxistas, agentes da polícia, professore­s, médicos, enfermeiro­s e paramédico­s não saíssem de casa, isto é, não fossem trabalhar, a estrutura social colapsaria e o poder político desintegra­r- se- ia. A mudança ocorreria sem o uso da violência, inferindo- se que a não- cooperação é uma das várias metodologi­as de luta através da desobediên­cia civil. Luta não- violenta. Obviamente, a não- cooperação é uma manifestaç­ão cívica concertada e resoluta de cidadãos que entendem que deixar de cooperar leva a mudanças na governação e/ ou à queda do regime opressor. Um exemplo foi o Movimento de Não- cooperação, liderado por Sheikh Mujibur Rahman e pela Liga Awami de Bangladesh de 1971. O objectivo do movimento era buscar autonomia para o Paquistão Oriental do governo central do Paquistão. O panfleto que tem estado a circular transmite a ideia de que existe uma espécie de núcleo organizado­r de um movimento de não- cooperação, que visa forçar o Governo do Presidente João Lourenço a recuar nas posições ou medidas que tomou ao longo dos últimos 2 anos, no quadro do que o seu titular e auxiliares têm definido como medidas de reforma do País. Entretanto, não há no panfleto quaisquer indícios que permitem concluir que estamos em presença de um movimento de não- cooperação com um corpo organizado­r genuíno e legítimo.

 ??  ??
 ??  ?? NUNO ÁLVARO DALA
NUNO ÁLVARO DALA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola