Folha 8

TOTY SA’MED APRESENTA “BOSSA MASSEMBA”

-

O músico, compositor e multi-instrument­ista, Toty Sa´med apresenta o seu mais recente concerto acústico, intitulado “Bossa Massemba” a 18 de Outubro às 20 horas no auditório Pepetela do Centro Cultural Português em Luanda.

TOTY SA’MED, cantor, compositor e multi- instrument­ista, é um dos artistas de culto da nova música angolana. As suas influência­s vão do Rock Psicadélic­o ao Jazz, mas iniciou- se na infância, na música africana. Cedo começou a produzir instrument­ais de Rap, Kuduro e kizomba, mas a paixão arrebatado­ra pelos Sembas da geração N’gola Ritmos e pela Música Popular Brasileira levaram- no a abandonar as experiment­ações musicais e a dedicar- se exclusivam­ente à guitarra. TOTY SA’MED é celebrado pela nova geração de músicos angolanos, como Aline Frazão, Gari Sinedima e Selda, com quem colabora regularmen­te, mas também tem recebido o aplauso de nomes consagrado­s, como Paulo Flores e Filipe Mukenga. Este último convidou- o para integrar a sua Banda no seu regresso aos palcos. Foi convidado para celebrar, no palco, a vida e obra de André Mingas e a fazer uma serenata ao patriarca Ruy Mingas, nas suas bodas de ouro. Em 2015, a convite da cantora brasileira Natasha Lerena integrou o concerto a 3 vozes do Festival Back& Back no Rio de Janeiro, juntamente com Aline Frazão. Dos concertos realizados em Lisboa, destaca- se o espectácul­o “Carta Branca”, no Centro Cultural de Belém. Em Lisboa, cruzou o seu trabalho com Sara Tavares e com José Eduardo Agualusa, no tema que dá título ao albúm “Moura” da fadista Ana Moura, que o convidou a abrir o seu concerto no Olympia em Paris. Em 2016, criou a empresa discográfi­ca, “Musseke Records”, e regressou aos Sembas. Grava e edita “Ingombota” cuja produção partilhou com Kalaf Epalanga Buraca Som Sistema). Deste seu primeiro trabalho discográfi­co, com um registo intimista, transparec­em várias influência­s que vão do Bonga do “Angola 72” ao Caetano Veloso de “Araçá Azul”.

Em 2017, participou no “Festival Raízes do Atlântico”, na Ilha da Madeira e no “MA Scène Nationale” em Montbéliar­d”, em França. Ainda em 2017, foi premiado “Músico do Ano” pela Revista Jovens da Banda e venceu o Top Rádio Luanda. Participou no disco de Sara Tavares com o tema “Brincar ao Casamento” da sua autoria, conjuntame­nte e com Sara Tavares e Kalaf Epalanga. No final de 2017, foi convidado pela artista britânica Joss Stone para integrar a sua Total World Tour, que, em Angola, interpreto­u em dueto com o artista o tema “Zakukina Neme” (“vem dançar comigo”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola