Folha 8

MOSCOVO QUER MONOPOLIZA­R

-

Vladimir Putin disse aos seus homólogos africanos em Sochi que a Rússia está pronta para oferecer ajuda sem “condições políticas ou outras” e disposta a abraçar o princípio das soluções africanas para os problemas africanos. Em termos comerciais, Moscovo quer recuperar tempo e mercado, até porque parte muito atrás dos seus principais concorrent­es.

A Rússia fez saber nos últimos dias que o seu comércio com os países africanos ultrapasso­u a barreira dos 20 mil milhões de dólares no ano passado, mas este registo coloca- a abaixo dos cinco maiores parceiros comerciais do continente, de acordo com o Eurostat, lista encabeçada pela União Europeia, seguida pela China, Índia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Os maiores produtores de diamantes do mundo são a Rússia, o Botswana, o

Canadá e a Austrália, e a indústria dos diamantes é dominada por duas companhias mineiras, a Alrosa ( da Rússia e que opera em Angola) e a De Beers, que opera no Botsuana, Canadá, Namíbia e África do Sul. As duas companhias representa­m cerca de metade das vendas de diamantes em bruto em todo o mundo.

Angola tem um enorme potencial diamantífe­ro nas regiões norte e nordeste do país, com dados que indicam para a existência de um total de recursos em reservas de diamantes superior a mil milhões de quilates. Esta informação foi divulgada no dia 30 de Junho de 2017 durante a apresentaç­ão de um estudo sobre o “Potencial Diamantífe­ro de Angola: Presente e Futuro”, realizado pelos serviços geológicos das diamantífe­ras russa, Alrosa, e da angolana estatal, Endiama.

No que diz respeito aos kimberlito­s, são responsáve­is por 950 mil milhões de quilates, enquanto que os aluviões correspond­em a mais de 50 mil milhões de quilates.

O director- adjunto da Empresa de Investigaç­ão científica na área de pesquisa e prospecção geológica da Alrosa, Victor Ustinov, que apresentou o estudo, referiu que esses dados demonstram que o potencial kimberlíti­co de Angola é 15 vezes superior ao potencial aluvionar. “Ao mesmo tempo, podemos dizer que em Angola existem território­s com muito boa probabilid­ade de descoberta de novos jazigos de diamantes”, disse, acrescenta­ndo que a empresa conjunta da Alrosa e Endiama, a Kimang, estava a realizar os seus trabalhos de prospecção geológica numa dessas áreas. O estudo refere que Angola tem território­s com grandes probabilid­ades de descoberta de diamantes.

A Rússia está pronta para oferecer ajuda sem “condições políticas ou outras” e disposta a abraçar o princípio das soluções africanas para os problemas africanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola