Folha 8

D´AGOSTO E PETRO NO CLÁSSICO DO GIRABOLA

-

As duas grandes equipas nacionais, o 1 º de Agosto e o Petro de Luanda, confrontam- se, a 03.11, partir das 16 horas no estádio 11 de Novembro, em Luanda, num derby correspond­ente a 11 ª jornada do campeonato nacional de futebol sénior masculino, o Girabola Zap 2019/ 20.

A tabela classifica­tiva é liderada pelo 1 º de Agosto, com 27 pontos, e o Petro de Luanda está em segundo lugar, com 23 pontos. Portanto, uma vitória ou derrota poderá isolar ou aproximar mais as duas equipas que disputam o topo nesta recta final da primeira volta.

Este será o 79 º confronto entre ambos para o Girabola, onde a equipa militar é campeão nacional, tendo vencido de forma os últimos quatro títutlos consecutiv­os, e o Petro de Luanda está há uma década sem vencer o campeonato nacional. Porém, os “petrolífer­os” têm vantagem, tendo vencido 31 jogos contra 25 do 1 º de Agosto.

A contar para a 11 ª jornada, esta partida vai opor os dois maiores emblemas do futebol no país: O Petro de Luanda já leva quinze troféus e o 1 º de Agosto tem treze, sendo os dois mais titulados da história da modalidade em Angola.

Numa rivalidade que dura desde 1981, altura que se defrontara­m pela primeira vez aquando da ascensão dos petrolífer­os à primeira divisão, com triunfo dos militares, de 2- 0, o então “derby” da capital ( mais um dos muitos que existiam na altura) veio a transforma­r- se no maior clássico do país.

Os números produzidos até aqui “apimentam” ainda mais o clássico. Os actuais campeões nacionais têm nove vitórias, sendo oito consecutiv­as, e uma derrota. Na última jornada ganharam o 1 º de Maio, por 3- 1. Têm o melhor ataque e defesa, com 21 golos marcados e quatro sofridos. Já o Petro vem de três triunfos, com o resultado sempre na cifra dos três. Derrotou o Cuando Cubango FC ( 3- 1), Interclube ( 3- 0) e FC Bravos do Maquis ( 3- 0). Tem sete vitórias, dois empates e uma derrota. Marcou dezanove tentos e sofreu seis. Caso a formação afecta às Forças Armadas Angolanas leva de vencida o desafio, significar­ia um encurtar do caminho rumo ao pentacampe­onato, já que aumentaria a vantagem para sete pontos, situação que a turma do Catetão pretende evitar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola