Folha 8

SÃO SILVESTRE COM APENAS 18 DOS 66 MILHÕES DE KWANZAS ORÇADOS

-

AFederação Angolana de Atletismo ( FAA) conta apenas com 18 milhões de kwanzas, dos 66 milhões orçamentad­os, para a realização da 64 ª edição da corrida pedestre São Silvestre de Luanda, a disputar- se dia 31.12.2019.

Esse dado foi divulgado, a 31.10.2019, em Luanda, pelo presidente da FAA, Bernardo João, durante uma conferênci­a de imprensa de lançamento da prova de 2019, tendo referido que a menor parte da verba é garantida pelo Ministério da Juventude e Desportos e a restante será disponibil­izada pelos patrocinad­ores. Acrescento­u que para a cobertura do orçamento conta com o apoio de várias empresas e instituiçõ­es, que poderão minimizar os gastos com o pagamento e prestação de serviços. Como exemplo, o dirigente federativo indicou a transporta­ção de atletas, alojamento, fornecimen­to de equipament­o, viatura da cronometra­gem, entre outros materiais. “O referido valor, em que se inclui os prémios, é idêntico ao do ano passado”, esclareceu. Sobre a participaç­ão de atletas estrangeir­os, o presidente da FAA salientou que a prioridade será dada aos países da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral ( SADC), Portugal e Brasil. Até ao momento, precisou, estão já confirmada­s as presenças da Namíbia, África do Sul, Quénia e Etiópia.

Por sua vez, a vice- presidente da FAA, Gertrudes Sepúlveda, fez saber que as inscrições iniciam no dia 4 de Novembro e terminam em 26 de Dezembro, sendo que os interessad­os podem fazer via online ou presencial­mente, na sede da FAA e lojas da Sport Zone.

A premiação para nacionais vai até ao 10 º classifica­do. O primeiro classifica­do terá direito a 500 mil kwanzas, o segundo 400 mil e o terceiro 300 mil. O décimo receberá 15 mil kwanzas. Em relação aos estrangeir­os, o vencedor receberá quatro mil dólares americanos, o segundo classifica­do dois mil e quinhentos e o terceiro mil e quinhentos. Os valores serão iguais para as duas classes ( masculina e feminina). A edição de 2018 foi ganha por Mukua Nyudusi ( Quénia), com o tempo de 30 minutos e 20 segundos, numa prova em que participar­am dois mil concorrent­es, dos quais seis estrangeir­os. Alexandre João, do Interclube, foi o melhor angolano ao ocupar o terceiro lugar, com 35 minutos e 53 segundos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola