Folha 8

A EFEMÉRIDE TIPO “NATAL” DO MPLA II

-

Mas, para consolo dos camaradas mais ortodoxos - no sentido de respeito cego pelos dogmas, inquestion­áveis, mesmo que “cegos” possam ver que são falsos – o Folha 8 avança aqui e agora uma solução elegante que vai permitir doravante celebrar a efeméride do 10 de Dezembro de 1956 com a requisitad­a dignidade desejada por todos os militantes do MPLA.

Retomando as palavras de Mário Pinto de Andrade que dizia, « É impossível determinar a data exacta da criação dos partidos políticos... muitas vezes essas coisas passam- se à volta de uma mesa de café(...) » , e, baseando- nos no testemunho de Joaquim Pinto de Andrade , « Pode- se dizer que o MPLA foi concebido em Janeiro de 1960 em Tunis e nasceu em Junho do mesmo ano(...) » , o Folhinha propõe mais um entorse pequenino à verdade histórica e considera, sem totalmente faltar à verdade, que o MPLA foi criado ( concebido) a 10 de Dezembro de 1956, provavelme­nte à volta de uma mesa, talvez de café, durante um bate- papo a propósito do manifesto escrito por Viriato da Cruz, nessa altura militante do PLUAA, no qual ele aludia à necessidad­e de criar « ( ...) um amplo movimento popular de libertação nacional » . O único problema é a própria frase escrita por Viriato: Se há necessidad­e de criar um partido, como é que pode haver a necessidad­e se ele já existe, ou se, precisamen­te nessa data, nasce?... Mas não faz mal, fica assim... Tal como o Natal é data simbólica do nascimento de Jesus Cristo, o Natal do MPLA é a 10 de Dezembro, portanto, um pouco atrasados, aqui vão os nossos votos de Feliz aniversári­o!

Mas, como diria Galileu Galilei, “Ma in fatti, lei gira”, Ma in fatti, lui ( o MPLA), lui ( o MPLA) é nato in 1961)”, O Folhinha deseja um Feliz Natal ao MPLA!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola