Folha 8

‘IMORTAL’ É O NOVO LIVRO DE JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS

Imortal, o novo romance do escritor português José Rodrigues dos Santos, chega às livrarias portuguesa­s, pela mão da editora Gradiva.

-

Anova obra de ficção de José Rodrigues dos Santos começa com um aviso: “a informação científica que consta deste romance é verdadeira”. O autor português promete assim levar os seus leitores a um universo fictício que pode não estar assim tão longe da nossa realidade.

O nascimento de dois bebés geneticame­nte modificado­s leva ao rapto de um cientista chinês. O mundo entra em pânico e enquanto isso, Tomás Noronha é interpelad­o por um desconheci­do que lhe revela um projeto secreto inspirado nas invenções de Leonardo da Vinci. Num instante, o apartament­o onde ambos se encontram explode e o metro para onde fogem sofre uma colisão. O mundo parece enlouquece­r e Tomás está prestes a tornar- se testemunha do maior acontecime­nto da história da humanidade: o momento em que a máquina supera o homem.

Em Imortal, José Rodrigues dos Santos mostra- nos como a ciência está perto do seu maior feito: “acabar com a morte”. Folheamos contigo este romance Yao Bai, “o maior cientista da China” preparou um discurso para a Cimeira Internacio­nal sobre o

Genoma Humano, em Hong

Kong. “Durante milénios a humanidade viveu obcecada com os limites da sua condição animal”, pode ler- se. “Minhas senhoras e meus senhores, quero comunicarv­os que, graças ao trabalho da minha equipa, nasceram este ano na China duas crianças a quem foi removido o gene CCR5, que torna a espécie humana vulnerável à vida. Minhas senhoras e meus senhores, o futuro já chegou.”

Um discurso que custa a liberdade à personagem a quem José Rodrigues dos Santos dá vida. O prólogo acaba assim mesmo, com o rapto do professor Yao Bai. De Hong Kong para Portugal

A história do autor português muda de rumo e, de repente, os seus leitores conhecem Tomás Noronha, em Lisboa, na Fundação Champalima­ud. É para lá que o desespero para salvar a sua mãe de uma morte que achava certa – cancro – que Noronha descobre o verdadeiro impacto da inteligênc­ia artificial.

“A inteligênc­ia artificial já é usada desta maneira?” pode ler- se a pergunta alarmada da personagem principal. “Bem vindo ao futuro”. Imortal junta- se agora à lista de sete ensaios e dezanove romances da autoria do escritor e jornalista que, no conjunto de todas as obras publicadas, já vendeu mais de 3 milhões de cópias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola