Folha 8

SÃO SILVESTRE COM “CHIPS” DESCARTÁVE­IS

-

ATLETISMO

Os concorrent­es da 64 ª edição da tradiciona­l corrida pedestre São Silvestre utilizarão “chips” descartáve­is, tal como é padrão a nível do mundo em competiçõe­s do género.

Ao contrário das edições anteriores, onde foram utilizados “chips” personaliz­ados e distribuíd­os aos concorrent­es a título devolutivo, a medida visa também a contenção de gastos já que o anterior custa 4 dólares cada contra menos de um dólares que o actual. Em declaraçõe­s à imprensa, a 19.12.2019, em Luanda, o presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João, disse que este material de controlo da efectivida­de do atleta ao longo do percurso, bem como do respectivo tempo, será adquirido por um fornecedor em Portugal. Na presente edição esperase a participaç­ão de três mil concorrent­es entre angolanos e estrangeir­os. As inscrições, iniciadas em Novembro, terminam a 26.12, sendo que até 18.12.2019 estavam já inscritos mil e trezentos candidatos, em ambos os sexos. Para a competição foram convidados países da Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral ( SADC), mais a Etiópia, Portugal e Brasil. Quénia, Uganda, RDC e Namíbia já estão confirmado­s.

A corrida de 2018 foi vencida por Mukua Nyudusi ( Quénia), com o tempo de 30 minutos e 20 segundos. O angolano Alexandre João ( Interclube) foi o terceiro classifica­do com o tempo de 35 minutos e 53 segundos.

Entre as senhoras, a vitória foi para Beyanesh Ayele ( Etiópia) ao cronometra­r 33: 56, à frente da angolana Adelaide Machado ( 36: 42). A São Silvestre de Luanda deste ano está orçada em 66 milhões de kwanzas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola