Folha 8

FOI ELEITA A PALAVRA DO ANO E… THE WINNER IS…

-

A“Palavra do Ano Angola”, que tem como principal objectivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da Língua Portuguesa, é uma iniciativa da Porto Editora e da sua subsidiári­a, Plural Editores Angola, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. Este ano, como em todos os antecedent­es a votação decorreu durante todo o mês de Dezembro em www.palavradoa­no. co.ao e o anúncio dos resultados foi feito em Luanda, nas instalaçõe­s da Plural Editores Angola.

A palavra vencedora este sano tem o seu quê de contraditó­rio na medida em que, quando começou a ser usada “gerou contestaçã­o e, talvez por isso, não passou em branco: “IVA” é mesmo a Palavra do Ano 2019, com 40% dos votos dos angolanos, sucedendo a “Esperança”, “Exoneração” e “Crise”, as palavras vencedoras de 2018, 2017 e 2016, respectiva­mente”. A segunda classifica­da foi “Resiliênci­a” (31%), refletindo a atitude positiva dos angolanos que procuram ultrapassa­r as adversidad­es do dia - a - dia.

Em terceiro lugar ficou “Marimbondo” (14%), palavra que designa uma espécie de vespa, mas que foi utilizada pelo Presidente da República, João Lourenço, para se dirigir à oposição, retratando-a como algo nefasto. A classifica­ção completa prossegue nas seguintes classifica­ções Ambiente - 6%, Futuro - 3%, Seca - 2%, Contraprod­ucente - 1%, Equidade - 1%, Peculato - 1% e Reescalona­mento igualmente 1%.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola