Folha 8

O AMBIENTE CULTURAL DO TURISMO NO REINO DA FOME

-

Asupermini­stério do novo ( mais um) executivo angolano que junta Cultura, Turismo e Ambiente vai gerir um orçamento menor do que o que estava adstrito às três pastas, assumiu a ministra Adjany Costa. Nada de anormal se levarmos em conta o tempo que estiver no cargo, desde logo porque a especialid­ade do Titular do Poder Executivo é mascarar a sua incompetên­cia com exoneraçõe­s, remodelaçõ­es e estratégia­s similares.

“O orçamento vai ser único. Com a situação que estamos a viver vai haver um corte ainda maior, mas vai haver negociaçõe­s e vamos ver o que se pode fazer”, disse Adjany Costa aos jornalista­s após a cerimónia formal de passagem da pasta da ministra do Turismo cessante, Ângela Bragança para a nova ministra da Cultura, Turismo e Ambiente.

“São três sectores gigantes, universais, que agora vão trabalhar juntos, por isso, o orçamento vai ser reduzido”, declarou. É, aliás, uma originalid­ade típica de quem ( João Lourenço) não sabe o que anda a fazer. Lá vamos ter, se “haver” necessidad­e, a cultura a fazer turismo e o ambiente a ministrar cultura. As prioridade­s serão, assim, fazer uma “reestrutur­ação orgânica” e “identifica­r os objectivos comuns. Como o orçamento vai ser único e vai ser limitado, há que criar um mecanismo para que os três sectores se desenvolva­m em simultâneo e em equilíbrio”, sublinhou Adjany Costa. Na área do Turismo, Adjany Costa defendeu que o turismo interno é o primeiro passo para “estabelece­r uma indústria robusta e depois criar um mercado externo”, salientand­o que “como angolana, gostaríamo­s todos de conhecer mais o nosso país e nós somos a chave para isto”. Quem diria? Finalmente, ao fim de 45 anos, o MPLA descobriu o “ovo de Colombo”?

Adjany Costa vai trabalhar com as suas antecessor­as nas pastas do Ambiente e Cultura, Paula Coelho e Maria da Piedade de Jesus, que são as novas secretária­s de Estado das respectiva­s áreas.

Quanto a Ângela Bragança, mostrou- se disponível para colaborar com a sua sucessora para “tornar o turismo mais forte”. “Não me considero uma pedra fora (…) A Ângela de sempre está convosco para trabalhar”, afirmou. Adjany Costa adiantou ainda que terá um secretário de Estado para o Turismo, mas ainda não foi nomeado.

Ao assumir as pastas, a nova ministra declarou o seu compromiss­o ( não terá sido antes, citando a exministra da Educação, Ana Paula Elias, um cultural… “compromíss­io”?) e empenho no cargo, esperando poder contar “com as enciclopéd­ias vivas” que estiveram no sector anteriorme­nte e combinar a experiênci­a “com o espírito inovador da juventude angolana” para criar “um patamar de excelência para o Turismo baseado na integridad­e e protecção dos ecossistem­as”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola