Folha 8

FALTA DE CLUBES CONDICIONA PROGRESSO DO ANDEBOL NO BENGO

-

Aprovíncia do Bengo tem apenas uma equipa federada - o Domant FC - e 315 praticante­s em masculino e feminino nas várias categorias, dos quais 110 atletas federados, estatístic­a insuficien­te para catapultar a modalidade na circunscri­ção.

Numa altura em que se celebra o Dia Nacional do Andebol ( 20.05), o presidente da Associação Provincial de Andebol do Bengo, Mandjel Zua, explicou que, face à realidade, negoceia com os clubes Paulo FC e Patu a ponta do Ambriz para que implemente­m a modalidade nas suas fileiras.

Com isso, disse, pretende- se dar competitiv­idade ao campeonato provincial, sendo sua missão promover o andebol federado com vários clubes, pelo que promete vir a trabalhar com os existentes e incentivar novos. Devido a falta de clubes no Bengo, a associação recorre aos núcleos de andebol da escola n º 385, do colégio Macambriz e Amigos do Panguila, para além da escola de formação de andebol Mandjespor­t para poder realizar o campeonato provincial. Segundo Mandjel Zua, a falta de clubes dificulta o desenvolvi­mento da modalidade no Bengo, como poderá condiciona­r a continuida­de da Associação Provincial de Andebol do Bengo, criada apenas com dois clubes: Domant FC e 1 de Junho.

No entanto, o clube 1 de Junho anda incomunicá­vel e não participa nas provas da associação.

Caso a Associação não consiga filiar mais clubes, corre o risco de transforma­r- se em Comissão de Gestão de andebol na província.

“Esperamos que tal não aconteça, pois já alcançamos espaços e não seria bom voltar a desaparece­r. A associação já foi constituíd­a com muito sacrifício e tudo faremos para que continue”, expressou o presidente Mandjel Zua.

A renovação de mandatos na Associação Provincial de Andebol do Bengo só será possível caso os clubes o façam primeiro, mas ainda assim, apenas o Domant FC teria direito a voto, pois é o único que participou nas provas realizadas pela associação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola