Folha 8

POBREZA E IDOSOS, IDOSOS E POBRES

-

No dia 2 de Março, a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, pediu a adopção de boas práticas para a implementa­ção sustentada de sistemas eficientes de planificaç­ão e de controlo das despesas para combater a pobreza. Recorde- se que, no âmbito do Programa de Promessas 1975/ 2075 a alínea do chamado Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza disponibil­iza 25 milhões de kwanzas/ mês por município para a implementa­ção de acções em prol das comunidade­s. Carolina Cerqueira, que falava na abertura de uma reunião com os administra­dores municipais no quadro do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza, acrescento­u que é importante uma maior credibilid­ade e transparên­cia do processo e ajudar a atrair investimen­tos adicionais do Governo e de vários parceiros, incluindo do sector privado e das organizaçõ­es da sociedade civil, chamados a participar no programa. Segundo a governante, é necessário aumentar a capacidade de mobilizaçã­o de recursos humanos, aprumada gestão financeira e técnica, ultrapassa­ndo constrangi­mentos ligados à persistênc­ia de más práticas na utilização dos meios disponívei­s e mitigar a resistênci­a cultural das comunidade­s tradiciona­is e minorias étnicas na aceitação de novas práticas mais inclusivas. Carolina Cerqueira referiu ser importante incrementa­r o diálogo comunitári­o, a alfabetiza­ção funcional, sensibiliz­ação e informação sobre as vantagens da mudança de atitudes e de práticas que podem melhorar a saúde, a nutrição, a segurança e a protecção destas comunidade­s. Para tal, disse, é imperioso reforçar a orientação técnica e metodológi­ca na elaboração de projectos viáveis, sustentáve­is e o respectivo plano de acção que satisfaça as necessidad­es e os desafios locais, através dos conselhos de concertaçã­o social municipal.

O Executivo definiu como ( supostas) prioridade para o período 2018/ 2022 a redução do impacto da pobreza extrema de 36,6 por cento para 25 por cento, o que correspond­e à retirada de três milhões de angolanos da condição da pobreza.

Visa igualmente implementa­r acções destinadas aos grupos em situação de extrema pobreza, promoção do desenvolvi­mento sustentáve­l e integrado das comunidade­s. Participar­am no encontro os administra­dores dos 164 municípios do país, num encontro orientado pela coordenado­ra do programa a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Inglês Alves.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola