Folha 8

MORRERAM MILHARES DE ANGOLANOS

- * Fórum Livre Opinião & Justiça

PTEXTO FERNANDO VUMBY* o rque questionar um facto? Agostinho Neto foi sim um grande assassino e a estátua para um assassino é uma provocação as suas vítimas, uma das quais sou eu! Não morri sabe Deus como, mas perdi o cunhado (Sebastião), amigos e tantos conhecidos, que até hoje, ninguém conseguiu explicar á nação porque tiveram que ser mortos daquele jeito tão brutal por ordens de Agostinho Neto. Não acredito que haja políticos que questionem o facto de se consagrar Agostinho Neto como um dos maiores assassinos que a história de Angola conhece, melhor, só questionam os mesmos de sempre que até hoje aplaudem não só aquelas mortes, como continuam sempre que podem a matar, como o fizeram na

Frescura, no Monte Sumi, Kamulingue, Cassule, jornalista­s, políticos, religiosos e outros, são as provas mais evidentes. E, pior do que isto, temos mortes sob ordens de Agostinho Neto, que não se resumem as ocorridas nos acontecime­ntos do 27 de Maio de 1977.

Há relatos arrepiante­s que qualquer dia vão ser contados por mais velhos do que eu, cometidos, ainda dos tempos dos maquis, que nem por isso, são desconheci­dos dentro do próprio MPLA.

Com este texto coloco-me ao lado de William Tonet que referencia Agostinho Neto justamente como um de entre tantos assassinos, alguns dos quais ainda vivos e dentro do MPLA. Uma pergunta, e porque não compará-lo á um Hitler, por exemplo, se assassino é assassino pouco importa quantos matou, mandou matar ou deixou morrer, seja onde for e em que circunstân­cia foi?

Não acredito que haja políticos que questionem o facto de se consagrar Agostinho Neto como um dos maiores assassinos que a história de Angola conhece

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola