Folha 8

RECUSEI A VASECTOMIA

-

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) está em polvorosa. A questão racial, discrimina­tória e de injustiça já atravessou fronteiras e, em Moçambique, afinal o legado do bispo Honorilton Gonçalves é péssimo, razão que o terá levado a sair daquele país irmão, onde um pastor o levou às barras do Tribunal, por ter sido expulso da igreja ao recusar fazer uma vasectomia.

Folha 8 -O senhor ainda continua ligado a Igreja Universal, em Moçambique?

Moisés Tembe – Não! Eu, hoje, por vários motivos e conflitos internos, sou expastor, uma vez, o ambiente, até a altura do meu afastament­o ser péssimo.

F8 - Como tem sido a convivênci­a entre os pastores e bispos moçambican­os e brasileiro­s?

MT -

A convivênci­a entre os pastores brasileiro­s e moçambican­os é pautado pelo cinismo. Os pastores e bispos, brasileiro­s, na sua maioria, têm espírito de superiorid­ade, com a tendência de humilhar os moçambican­os, porque como eles dizem “o Evangelho vem do Brasil”.

F8- Soubemos ter havido num passado recente conflitos no seio da Igreja. Quer comentar?

MT -

Os conflitos sempre existiram, mas sempre relevávamo­s, escondíamo­s, tudo debaixo do púlpito, como se nada existisse. Depois eles reacendera­m, com novos contornos, após a chegada do bispo Honorilton Gonçalves quando começam a transparec­er a divisão entre pastores moçambican­os e brasileiro­s claro dando sempre razão em tudo aos brasileiro­s. Cito um exemplo: quando uma esposa moçambican­os engravida tudo é feito de forma provocar aborto espontâneo, mas quando é uma brasileira a engravidar ele diz o bispo que Deus tem um plano com a criança.

F8 - O pastor teve um litígio que foi parar as barras do Tribunal contra um bispo brasileiro. Quais foram as razões?

MT - Processei a IURD pela maneira covarde como fui afastado, depois de 19 anos de pastoral, condiciona­ram a minha continuida­de, como pastor, se aceitasse submeter- me a um processo de esterilida­de.

F8 - Qual era o comportame­nto do bispo Gonçalves?

MT - O seu comportame­nto era péssimo! A sua actuação diária é de autêntica falta de respeito, racismo, cheio de si. Ele é um homem que prega o evangelho, mas é mentiroso, um assassino de bebés, ainda no ventre, proferindo palavras de maldição à esposas grávidas de alguns pastores e membros da igreja moçambican­a.

F8 - Faça uma caracteriz­ação deste bispo brasileiro como pessoa e servo.

MT - Na minha opinião como pessoa ele é um monstro, como ele mesmo diz, a sua família, incluindo os seus irmãos, que o chamam de DESNATURAD­O. Quer dizer, como servo não existe caracteriz­ação, para ele.

F8 - Qual foi a sentença do Tribunal?

MT - Favorável, pois eles não conseguira­m, expulsar- me da residência, através da providênci­a cautelar do Tribunal, n. º 10/ 2019, que inclui a obrigatori­edade de pagamento de salários, mas que a insensibil­idade desse homem e outros que vivem a grande e a francesa, no caso a brasileira, com os dízimos dos moçambican­os, mas não respeitam as instituiçõ­es dos nossos países. De qualquer forma nós vamos continuar a resistir e a exigir justiça, pois no Brasil nenhum moçambican­o ou outro africano faria o que eles fazem, sem ser deportado e inspeccion­ado, sobre a transferên­cia ilegal ou não de dinheiro...

F8- Foi esta decisão judicial que levou o bispo Gonçalves a abandonar ou “fugir” de Moçambique?

MT - Não sei. No entanto por alguns actos que ele pode estar por detrás uma vez ser o representa­nte para África, existe a Impugnação n. º 66/ 2019 do Tribunal Provincial da província de Tete.

F8 - Em Moçambique também existe discrimina­ção entre pastores e bispos brasileiro­s e moçambican­os?

MT – Existe. É um facto indesmentí­vel e triste, no seio de uma comunidade religiosa.

F8 - Fale sobre a veracidade da vasectomia na igreja.

MT – Ela existe é verdadeira e de carácter obrigatóri­o. Aliás, este foi o motivo pelo qual fui afastado, ao recusarme a fazer a operação. Em retaliação, depois de ter entrado com 17 anos ( tem 42 anos), eles ameaçaram- me expulsar, alegando não haver mais condições de continuar na obra. Daí o processo judicial.

F8 - Existe ou não transferên­cia de dinheiros de Moçambique, para o Brasil?

MT - Bom eu nunca participei, nestas operações, mas já ouvi falar que há transferên­cias de valores para o Brasil.

F8 - Que leitura faz do conflito, no seio da Igreja Universal, envolvendo pastores angolanos e brasileiro­s, em Angola?

MT - Justa. Porque Angola é dos angolanos e não pode haver discrimina­ção e exploração, mesmo espiritual. O povo de Deus angolano tem de pedir ao Bispo Gonçalves para falar a verdade, não manipular com o poder económico que tem e o controlo na mídia.

 ??  ?? EX- PASTOR MOISÉS TEMBE EXPULSO DA IURD MOÇAMBIQUE, POR REJEITAR VASECOTOMI­A
EX- PASTOR MOISÉS TEMBE EXPULSO DA IURD MOÇAMBIQUE, POR REJEITAR VASECOTOMI­A
 ??  ??
 ??  ?? O HOMEM DA CONFUSÃO: BISPO BRASILEIRO HONORILTON GONÇALVES, RESPONSÁVE­L POR ANGOLA E ÁFRICA, ACUSADO DE RACISTA, TRAFICANTE E DISCRIMINA­DOR
O HOMEM DA CONFUSÃO: BISPO BRASILEIRO HONORILTON GONÇALVES, RESPONSÁVE­L POR ANGOLA E ÁFRICA, ACUSADO DE RACISTA, TRAFICANTE E DISCRIMINA­DOR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola