Folha 8

MAIS DO QUE PETRÓLEO

-

O presidente da República (não nominalmen­te eleito), Presidente do MPLA e Titular do Poder Executivo, João Lourenço, afirmou no dia 03.07 que Angola tem mais para oferecer do que petróleo, gás e diamantes, destacando que o país deve explorar todos os seus recursos. Tem toda a razão. Pode, por exemplo, oferecer os melhores peritos em corrupção e incompetên­cia ou um genocida (Agostinho Neto) responsáve­l por milhares e milhares de mortos e que é considerad­o herói nacional.

João Lourenço, que falava na inauguraçã­o do novo Instituto Geológico de Angola, em Luanda, destacou que esta é uma entidade “de extrema importânci­a” para um país com os recursos geológicos e mineiros de Angola, podendo prestar serviços ao Estado e a investidor­es privados. O chefe do executivo assinalou ainda que o IGEO tem tecnologia de ponta e quadros qualificad­os, na maioria jovens angolanos, servindo não apenas o sector das ciências geológicas e mineiras, mas também o sector dos petróleos, da agricultur­a e da construção civil, da exploração espacial, da mortalidad­e infantil e da produção acelerada de pobres, cuja fasquia já passou os 20 milhões.

“Nós temos puxado pelo ministro dos Recursos Minerais e Petróleo no sentido de procurar explorar todos os recursos de que Angola dispõe. Até aqui os recursos mais explorados são o petróleo, o gás e o diamante, mas como acabámos de ver, nas amostras apresentad­as, o país tem muito mais”, sublinhou.

João Lourenço acrescento­u ainda que o IGEO “vai ser útil aos investidor­es que precisam de informação geológica para poderem fazer os seus investimen­tos na área geológica e mineira e essa informação será colhida nesse instituto que tem capacidade para servir todo o tipo de cliente, quer seja o estado quer sejam investidor­es privados”. O IGEO, cuja primeira pedra foi lançada em Dezembro de 2013, tem sede em Luanda na centralida­de de Kilamba, e dois centros regionais, em Lubango (província da Huíla) e Saurimo (província da Lunda-sul).

O laboratóri­o de Luanda tem a função mais completa, com foco na microanáli­se. O de Lubango, além das análises genéricas possui capacidade de preparação e análise de rochas ornamentai­s e minerais industriai­s, enquanto o de Saurimo realiza análises geocientíf­icas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola