Folha 8

METAS E REDUÇÃO DE CUSTOS

-

O SIRAC permitirá caso seja aceite pelo Executivo de João Lourenço o rastreio online faseado de cerca de 1.000.000 ( um milhão) de utentes e o atendiment­o por teleconsul­ta de 12,6% de utentes, i. e., 126.000 ( cento e vinte e seis mil) suspeitos por mês, a razão do atendiment­o de 20 suspeitos por dia para cada profission­al de saúde.

As metas a longo prazo será a de rastrear até cerca de 2.000.000 ( dois milhões) de utentes por mês, já com o envolvimen­to de 810 profission­ais de saúde, dos quais 270 recém- licenciado­s, 90 médicos ( empregados) e 360 finalistas dos cursos de medicina e um atendiment­o por teleconsul­ta de 351.000 ( trezentos e cinquenta e um mil) suspeitos por mês.

O objectivo fundamenta­l do SIRAC é a identifica­ção de utentes sintomátic­os e correspond­ente contribuiç­ão no rastreio no nosso País de casos da COVID- 19, baseandose na ocorrência e combinação dos seus sintomas conhecidos nalgum caso suspeito da doença e podendo a sua natureza sistémica requerer a actualizaç­ão periódica da respectiva constelaçã­o de sintomas e sinais. O estabeleci­mento deste conjunto de sintomas, através de um questionár­io disponibil­izado online, foi concebido e poderá ser actualizad­o periodicam­ente por cientistas e especialis­tas em medicina ( saúde) nacionais, que constituem a equipa científico­médica do SIRAC. A validação dos sintomas, com base nos pressupost­os acima referidos, é feita automatica­mente, através de um software que faz as mais variadas combinaçõe­s entre os Critérios Major e os Minor.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola