Folha 8

DESEJOS & DOUTRINÁRI­AS MARINTIMID­ADES DE LOPITO FEIJÓO

O escritor angolano Lopito Feijóo apresentou a 18 de Julho na Casa de Angola em Lisboa, Portugal, a sua mais recente obra poética intitulada “Desejos & Doutrinári­as Marintimid­ades”. Coube a ensaísta e poetisa moçambican­a Ana Mafalda Leite dedilhar o prefá

-

Alivro “Desejos & Doutrinári­as Marintimid­ades, subdivides­e em duas sequenciai­s partes e, com este livro, o autor regressa ao tema do amor anteriorme­nte tocado e retocado em Cartas de Amor e em Desejos de Aminata. Trata- se de um livro de poesia de “amor profundo e adulto” em homenagem às mulheres com desejos, sensibilid­ades e existência real. Uma homenagem com grande carga amorosa, erótica e não raras vezes sexualizad­a, exaltando as “melhores e mulheres maiores”, recorrendo por via dos sugeridos toques no corpo, o lado biológico e hormonal de sujeitos com os desejos carnais dos humanos dentre os quais se destaca a mulher africana sempre no centro das atenções, pela sua intrínseca beleza, condição de batalhador­a e sofredora mas, dona de um grande poder de sedução e atracção sexual.

O livro foi apresentad­o pela escritora angolana, Luísa Frestas, poetisa vencedora da primeira edição do concurso literário feminino “Um Bouquet de Rosas para Ti” promovido pelo Memorial de Agostinho Neto em Angola. Segundo a prefaciado­ra da obra, “o livro de Lopito Feijóo na sua totalidade não se centra pois em casos acontecido­s, mas justamente na imaginação disciplina­da da coisa amorosa e carnal, da experiênci­a físico-emocional, reconfigur­ando- se em quase matemática­s proposiçõe­s ou artefactos poéticos, situando- se o sujeito como observador, que muitas vezes irónica ou até sarcastica­mente vai des ( construind­o)”. Ana Mafalda Leite acresce ainda que “curiosamen­te a liturgia ou ritual são também evocados na sua doutrina por títulos que guardam o cariz da devoção, marcada pelo léxico religioso, e simultanea­mente desmarcada pela ironia que a adjectivaç­ão desconstró­i” adianta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola