Folha 8

DIAS NETO RECEBE OUTORGA DO PRÉMIO SAGRADA ESPERANÇA DOIS ANOS DEPOIS

- TEXTO DE NVUNDA TONET

O escritor angolano Francisco Agostinho Dias Neto, laureado em 2018 com o prémio literário Sagrada Esperança, recebeu a outorga do mesmo a 15 de Setembro de 2020, dois anos depois da distinção. O acto teve lugar no Memorial Agostinho e contou com a presença da nata da literatura angolana e aficionado­s.

Aa ocasião, foi feita a apresentaç­ão do livro intitulado “A Festa dos Porcos”, ( em análise na página 36 desta edição) da autoria de Francisco Agostinho Dias Neto, laureado em 2018. O livro constitui uma ficção históricon­arrativa cativante e lúdica, retratando a era colonial em Angola com as suas humilhaçõe­s e injustiças, e por outro as tradições e as crenças dos nativos. A obra apresenta uma linguagem rica em léxico, com um sentido original de frequente personific­ação e uma originalid­ade apreciável. O Prémio Literário Sagrada Esperança é uma promoção do Instituto Nacional das Industriai­s Culturais e da Fundação Dr. António Agostinho Neto e visa incentivar a criação literária entre os autores nacionais, desencadea­r, de forma sistemátic­a, uma nova vaga de legitimaçã­o discursiva para o conhecimen­to, consolidaç­ão e defesa da angolanida­de. Foi instituído em 1980 em homenagem póstuma ao Dr. António Agostinho Neto, ilustre homem de cultura e das letras angolanas.

Em saudação ao Dia do Herói Nacional, o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e a Fundação Dr. António Agostinho

Neto, com o apoio do Banco Caixa Angola patrocinad­or oficial do Prémio, juntou no Memorial Agostinho Neto a nata da literatura angolana e aficionado­s para brindar e celebrar a outorga do Prémio Literário Sagrada Esperança, edição 2018, num acto recheado de simbolismo, euforia e júbilo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola