Folha 8

O MANDIOCAL DO MPLA

-

Angola tem uma produção anual estimada em mais de 11 milhões de toneladas de mandioca, sendo hoje o terceiro maior produtor de África, depois da Nigéria e o Gana, e quer apostar na sua transforma­ção em amido. Quer? Não basta querer. É preciso fazer. Em Outubro de 2019 o secretário de Estado da Economia, Sérgio Santos, dizia que Angola era o segundo maior produtor da mandioca em África… Uma nota do Ministério da Indústria e Comércio referiu que o executivo angolano está apostado em criar programas de aproveitam­ento e agregação de valor à produção de mandioca, através da Direcção Nacional de Desenvolvi­mento do Comércio Rural. A estratégia visa criar programas específico­s de aproveitam­ento da mandioca, através da promoção da produção desta raiz, bem como na criação de incentivos à compra, transforma­ção e consumo dos vários subproduto­s derivados da mandioca.

Entre o top 15 mundial de produtores da mandioca, o executivo angolano vê nessa condição, “uma excelente oportunida­de para tirar vantagens dessa realidade”, apontou a nota, salientand­o que o Brasil é o campeão na transforma­ção da mandioca, realidade que já chegou a Moçambique e “aos poucos” vai chegando a Angola. Em Angola, além do aproveitam­ento da mandioca para a produção da fuba de bombó, uso mais comum entre os angolanos, o Governo vai incentivar, este ano, a sua transforma­ção em amido, promovendo o surgimento de pequena e média indústria no meio rural, para a sua consequent­e exportação em grande escala. A mandioca, além de ser um alimento nutritivo e versátil, pode ser transforma­da em amido, que é também usado na indústria alimentar, sendo a China o principal importador mundial. O maior produtor, a Nigéria, está actualment­e a liderar um projecto de uso do amido de mandioca para o fabrico de fibra biodegradá­vel em substituiç­ão do plástico nas embalagens, o que constitui também um desafio para Angola. O assunto foi analisado numa reunião do conselho de direcção do Ministério da Indústria e Comércio, quando avaliava o ponto de situação sobre o Programa Integrado de Desenvolvi­mento do Comércio Rural.

Em Outubro de 2019 o secretário de Estado da Economia, Sérgio Santos, dizia que Angola era o segundo maior produtor da mandioca em África…

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola