Folha 8

TERÃO ACABADO OS SAPOS?

-

O presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, avisou no final de 2019 que o seu partido não ia engolir sapos e que estaria na linha da frente do combate por uma Angola para os cidadãos nem que, para isso, no limite, tenha de sair às ruas. Esperemos para ver e, como é hábito, vamos ficar sentados mas atentos. Se for para valer, estaremos também ( é aí que estamos desde 1995) na linha da frente. Falando no programa Angola Fala Só da VOA, Adalberto da Costa Júnior acusou o MPLA de manter um regime partidariz­ado, que nunca condenou a fraude eleitoral, que mantém controlada a comunicaçã­o social pública e que divide a riqueza do país entre seus dirigentes.

“Não vamos engolir sapos, não senhor”, reiterou o líder da oposição ante uma pergunta directa de um internauta, nomeadamen­te sobre a fraude eleitoral que, para Adalberto da Costa Júnior, “tem sido prática do regime”, como sempre “foi denunciado pela UNITA”.

Para o líder da UNITA, o partido no poder “acostumou- se a governar na vertical, em que decide no topo e todos obedecem” e, por isso, não quer as eleições autárquica­s”. “As autarquias colocam o poder na horizontal e o MPLA tem medo da horizontal­idade do poder” porque “os cidadãos são ouvidos e participam na gestão” da sua região, do seu município.

Por isso, “as eleições terão de realizar- se em todo o país” e não de forma gradual como quer o MPLA e “a UNITA não abre mão disso”, reiterou o líder do principal partido da oposição que o MPLA ainda permite que exista.

Nas grandes políticas, Adalberto da Costa Júnior apontou como prioridade­s a educação, saúde, agricultur­a, economia, “sempre em auscultaçã­o dos angolanos que têm noção da situação” do país e, “no limite sairemos às ruas”.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? NOVO PRESIDENTE DA CNE, MANUEL PEREIRA DA SILVA “MANICO”
NOVO PRESIDENTE DA CNE, MANUEL PEREIRA DA SILVA “MANICO”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola