Folha 8

Domingos Florentino N

apresenta “A dança das palavras”

- TEXTO DE NVUNDA TONET*

O escritor angolano Domingos Florentino, pseudónimo literário de Marcolino Moco colocou a 10 de Março, a disposição dos ávidos leitores na sede da União dos Escritores Angolanos, o seu novo poemário, intitulado “A dança das palavras”. A poetisa Amélia Dalomba e o escritor Akiz Neto fizeram a apresentaç­ão formal da obra

o âmbito das comemoraçõ­es do Dia Mundial da Poesia, que se assinala a 21 de Março, a União dos Escritores Angolanos tem em carteira um ciclo de actividade­s que compreende lançamento de livros, debates, seminários e tertúlias virtuais.

Neste poemário, Domingos Florentino retoma a intimidade dos afectos para brindar os leitores com a profundida­de estática das palavras. O poemário é igualmente uma homenagem aos escritores João Maimona e Pepetela, ao músico Paulo Flores e ao antropólog­o Ruy Duarte de Carvalho, falecido em 2010. Para o crítico literário, João Fernando André, “Moco nos habituou com reflexões políticas e administra­tivas, mas surpreende­u- nos ao dar à estampa a publicação de um poemário que, afinal, resultou de textos que, segundo um dos sujeitos poéticos do mesmo na

“Dança das Palavras”, andou a fazer nas horas vagas. A obra surge sob o heterónimo Domingos Florentino. Tal facto remete para uma relativa diferença entre o político Marcolino Moco e o ser Domingos Florentino,” adianta.

A poesia de Domingos Florentino segundo o ensaísta Augusto Kambwa “é, dum modo geral, de fácil acesso mas nem por isso faltam, aqui e acolá, imagens ousadas e surpreende­ntes. Com efeito, parece haver clara subversão semântica por parte do poeta e são as palavras a matéria- prima para a construção de todas as imagens da sua literatura tal como elas o são, aliás, para toda a literatura,” arremata.domingos Florentino, pseudónimo literário de Marcolino Moco, nasceu na província do Huambo, a 19 de Julho de 1953. Publicou as obras literárias “Raízes do Provier”, em 1997, “Á Luz Alfabetiza­da das Palavras”, em 2002 e “Vocifuka Colonyane” em 2009.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola