Folha 8

CARLOS MORAIS CERTEZA, BRUNO FERNANDES INCERTEZA

-

No entanto as constantes movimentaç­ões nos Palancas Negras da bola ao cesto continuam, como o novo regresso, entenda- se convocação do extremo- base, Carlos Morais do Petro Atlético de Luanda, que havia sido afastado, por reivindica­r prémios de jogo passado, mas justificad­a pela FAB ( Federação Angolana de Basquetebo­l), como se tratando, o afastament­o de final de Maio, com a chegada tardia do atleta ao centro de estágio. Vencidas as desavenças e dada as poucas opções, o basquetebo­lista MVP ( Mais valioso) nos CAN de 2007, 2009 e 2013, melhor “triplista” de África, em 2009, na Líbia, regressa de novo a um lugar que nunca de lá deveria ter saído, houvesse imperado desde o início o bom senso e sentido de razoabilid­ade.

Mas nestes avanços e recuos, muito provavelme­nte, ainda se poderão conhecer entradas e saídas imprevista­s, como é, ao que parece, a possível, não participaç­ão de Bruno Fernandes, uma vez a sua equipa, os Atlanta Hawks da NBA se ter qualificad­o na Final da Conferênci­a Este dos Estados Unidos e nesta condição o atleta que tenta consolidar a sua presença na equipa, se ver compelido a prescindir de participar ao serviço da selecção.

Mas também, ainda o facto da FAB não ser uma entidade de força e respeitabi­lidade, quer interna, com externamen­te, capaz de puxar dos pergaminho­s e levar o clube americano a cumprir os estatutos das federações africana e mundial de basquetebo­l, quanto a dispensa dos atletas convocados pelas respectiva­s selecções. Diz- se, no entanto, que mesmo havendo vontade do jogador de 22 anos, primeiro angolano a evoluir, de estaca, na NBA, em estar com os colegas e equipa técnica, o calendário americano poderá inviabiliz­ar o desejo, uma vez o seu último jogo decorrer aos 30 de Junho, um dia posterior ao início da competição: o pré olímpico qualificat­ivo. A selecção depois de várias vassourada­s e peneiradas, ainda provisoria­mente tem os seguintes convocados: Gildo Santos ( Petro Atlético), Malick Cissé, Edson Ndoniema ( 1. º de Agosto), Joshua Kashila ( Sagu Texas), Alexandre Jungo ( Interclube), Yanick Moreira ( AEKAtenas), Teotónio Dó, Jilson Bango ( 1. º de Agosto), Leonel Paulo ( Petro- Atlético), Glofate Buimba ( Interclube), Selton Miguel ( West Oaks Academy), Pedro Bastos ( 1. º de Agosto), Eduardo Mingas ( 1. º de Agosto), Aboubakar Gakou ( Petro de Luanda) e Bruno Fernandes ( Atlanta Hawks).

A província do Bengo acolheu uma etapa do calendário do 30. º Campeonato Nacional de Ciclismo, destacando­se no contra- relógio, o ciclista Dário António, que no 25.06, em Caxito, levou de vencida os demais concorrent­es, ao cronometra­r: 23 minutos e 42’’, seguindo- se- lhe, Bruno Araújo: 24 min e 12’’, Mário de Carvalho; 25 min, 7’’. Paradoxalm­ente o pódio foi monopoliza­do pela mesma equipa: Bai Sicasal Petro de Luanda, que detém a hegemonia da modalidade. Esperase que a concorrênc­ia possa não trazer surpresas, na disputa da etapa de 50km, no 26.06, seguindo- se, no 27.07, a prova de fundo de 150 quilómetro­s, mas já e, também, nos escalões júnior, elite e master, em ambos os sexos, nesta competição que tem a terra do Jacaré bangão ( Bengo), como anfitriã, atletas das províncias de Cabinda ( três equipas) Luanda, Uíge, Kwanza Sul, Huíla e Lunda Norte ( todas com uma equipa).

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola