Folha 8

Filhos da fome algum dia irão ser livres e brilhar?

-

Recorde- se que a primeirada­ma de Angola, Ana Dias Lourenço, convidou a duquesa Meghan Markle, mulher do príncipe Harry, a apoiar o projecto “Nascer Livre para Brilhar”, que visa eliminar a transmissã­o à nascença do vírus do HIV. Será possível que quem é gerado com fome, nasce com fome e cresce com fome algum dia seja livre e possa brilhar?

O convite, recorde- se, foi feito em Setembro de 2019 durante o encontro que Ana Dias Lourenço manteve com o príncipe Harry, no Palácio Presidenci­al, após ter sido também recebido pelo Presidente João Lourenço, segundo a embaixador­a britânica, Jessica Hand. Em declaraçõe­s à imprensa, no aeroporto internacio­nal 4 de Fevereiro, após a partida do príncipe Harry, a diplomata, considerou o encontro “interessan­te” para abordar o problema do HIV/ SIDA em Angola, nomeadamen­te o projecto levado a cabo pela primeira- dama para benefício das famílias.

“Foi interessan­te. Foi um encontro de informação durante o qual o príncipe entendeu o trabalho de muitos sectores das organizaçõ­es angolanas e ele recebeu um convite para a duquesa, para apoiar em conjunto o processo aqui”, disse Jessica Hand.

A campanha nacional “Nascer Livre para Brilhar” foi lançada em

Dezembro de 2018 pela primeira- dama angolana, na província do Moxico, e visa reduzir a taxa de contaminaç­ão do HIV de mãe para o filho dos actuais 26% para 14%, em três anos.

Ao contrário do que parece ser a filosofia basilar do seu marido, acreditamo­s que Ana Dias Lourenço prefira ser “salva” pela crítica do que “assassinad­a” pelos elogios.

Angola pretendia reduzir, até ao fim deste ano, dos actuais 26% para 14%, a taxa de contaminaç­ão do HIV de mãe para o filho, no âmbito da Campanha “Nascer Livre para Brilhar”, anunciou a própria primeira- dama. Vá lá. Desta vez não

 ??  ?? ANA DIAS LOURENÇO E MEGHAN MARKLE
ANA DIAS LOURENÇO E MEGHAN MARKLE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola