Folha 8

Maturidade italiana vale encontro com a Espanha nas meias-finais

-

A Itália derrotou a Bélgica (2-1) , com golos de Barella e Insigne e garantiu o apuramento para as meias-finais do Europeu 2020, onde vai marcar encontro com a Espanha, no dia 06, em Wembley, que derrotou a Suíça. Lukaku marcou, de penálti, para os belgas.

A campanha europeia da rejuvenesc­ida Itália vai de vento em popa, e desta vez quem sofreu com esse fator foi a Bélgica que ficou pelo caminho nos quartos de final, após uma exibição muito segura do conjunto de Mancini.

A Itália entrou forte na partida e ao 12 minutos já festejava, depois de Bonnuci introduzir a bola na baliza de Courtois, mas o golo foi invalidado por fora de jogo. Ainda assim os italianos nunca tiraram o pé do acelerador e foram a força dominante no primeiro tempo, prestação essa que foi coroada com o primeiro festejo válido do jogo, quando Barella abriu o marcador, à passagem do minuto 31. Contudo o golaço da noite estava guardado para perto do intervalo, quando Insigne desenhou uma bela jogada individual, sentenciad­a com um remate em arco, que só parou na baliza do desamparad­o guardião belga. O jogo parecia bem encaminhad­o para Itália mas uma desatenção na área de Donnarumma valeu uma grande penalidade, prontament­e convertida por Romelu Lukaku, que deixaria calafrios à Itália para os segundos 45 minutos. A recta final da primeira parte deixou água na boca aos adeptos, mas o segundo tempo defraudou um pouco as expectativ­as de quem tinha esperança um festival de golos. O jogo tornou-se mais calculista e com menos ocasiões claras para alterar o marcador, sendo que a espetacula­ridade ficou reduzida ao mínimo.

Na fase mais confusa do jogo Lukaku teve a melhor oportunida­de da Bélgica chegar ao empate nos pés, mas o poste foi o destino de um remate frouxo, que nunca esteve perto de chegar à glória.

A partir daí a equipa de Roberto Martinez tentou de tudo para chegar ao empate, mas o acerto defensivo adversário prevaleceu. Assim a seleção n.º 1 do ranking fica pelo caminho, e a renovada Itália, de Mancini, vai continuar o sonho Europeu, sendo que na próxima fase já tem encontro marcado com a Espanha.

A estrela do jogo foi o italiano

Lorenzo Insigne, galardoado com a distinção de melhor em campo atribuída pela UEFA, muito por culpa do excelente momento de futebol proporcion­ado aos 44 minutos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola