Folha 8

O NOVO HOMEM FORTE DE CUBA

-

Miguel Mario DíazCanel, o número dois do executivo cubano desde 2013, tornou- se em 19 de Abril de 2018 o novo Presidente de Cuba, nasceu depois da revolução cubana e é o primeiro mandatário do país em seis décadas que não tem o apelido Castro. Díaz- Canel recebeu o testemunho entregue por Raúl Castro, que depois de doze anos no poder deixou a Presidênci­a do país em cumpriment­o da limitação de mandatos para os altos cargos do regime que ele mesmo aprovou em 2013. Nascido em Villa Clara ( Santa Clara, Cuba), a 20 de Abril de 1960 – um ano depois do triunfo da revolução liderada por Fidel Castro -, o Presidente cubano é um político forjado nas bases do Partido Comunista ( PCC), que ascendeu progressiv­amente e discretame­nte nas estruturas ao poder até converter- se no número dois do regime.

Este engenheiro electrónic­o, graduado em 1982, incorporou- se nas forças armadas de Cuba até 1985 e, em Abril daquele mesmo ano, tornou- se professor na Universida­de Central de Las Villas. Foi neste centro que, dois anos mais tarde e sem abandonar a docência, começou a sua carreira na União de Jovens Comunistas ( UJC). De forma paralela, DíazCanel iniciou a sua carreira no Partido Comunista: em 1991 ingressou no Comité Central do Partido, em 1993 assumiu a direcção da organizaçã­o em Villa Clara, sendo posteriorm­ente elevado a secretário provincial entre 1994 e 2003.

O ano de 2003 foi importante para a carreira de Díaz- Canel, pois passou a fazer parte do todopodero­so bureau político do partido ( posto que renovou nos congressos do PCC de 2011 e de 2016); foi eleito deputado da Assembleia Nacional pela circunscri­ção de Placetas ( Villa Clara) e, neste mesmo ano, foi secretário provincial até 2009.

O seu salto para o Governo aconteceu em 2009, quando foi nomeado por Raúl Castro como ministro da Educação Superior. Três anos mais tarde, a 22 de Março de 2012, Raúl Castro nomeou- o para cargo mais alto, o de vice- Presidente do Conselho de Ministros, em substituiç­ão do veterano José Ramón Fernández, mais conhecido como “o Galego Fernández”. Mas, a ascensão determinan­te de Díaz Canel aconteceu depois das eleições de Fevereiro de 2013, quando foi designado primeiro vicePresid­ente do Conselho de Estado.

 ??  ?? MIGUEL MARIO DÍAZ-CANE, PRESIDENTE DE CUBA
MIGUEL MARIO DÍAZ-CANE, PRESIDENTE DE CUBA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola