Folha 8

O reino (electrónic­o) do MPLA

-

Oministro do Interior angolano, Eugén io Laborinho , destacou no 22.09.21 a discussão de propostas de leis, entre as quais a Lei do Controlo Electrónic­o, que vai “de certeza, ajudar a descongest­ionar as unidades penitenciá­rias do país”. Provavelme­nte, se o resultado for o esperado, o sistema poderá ser adoptado no descongest­ionamento das grandes superfície­s de fornecimen­to gratuito de comida aos ( 20 milhões) pobres – as lixeiras. Eugénio Laborinho, que discursava no encerramen­to do conselho consultivo alargado iniciado segunda- feira, disse que a necessidad­e de definição de um instrument­o de fiscalizaç­ão e controlo do cumpriment­o das obrigações do arguido podem fazer- se por meios electrónic­os de controlo à distância, nos termos da lei. O governante angolano realçou que a existência desta lei vai evitar, na fase de instrução, o recurso à prisão.

“É um diploma legal que, na prática, vai ajudar em muitas questões, nomeadamen­te o excesso de prisão preventiva, a prisão naqueles crimes que, pela gravidade, poderiam ser cumpridas em casa, mediante a utilização de uma braçadeira electrónic­a, bem como a racionaliz­ação dos recursos humanos que asseguram estes reclusos”, sublinhou o ministro.

Ainda bem que o ministro Eugénio Laborinho explicou que se trata de “um diploma legal”. Será que o modelo electrónic­o já permite “apanhar na rede” os diplomas… ilegais?

O titular da pasta do Interior agradeceu o empenho nas discussões ocorridas durante a reunião, sobretudo em relação às propostas de leis abordadas. Como não poderia deixar de ser, todas a opiniões são relevantes para o Governo desde que, é claro, nenhuma esteja em desacordo com um Executivo que prefere ser assassinad­o pelo elogio do que salvo pela crítica. Durante o encontro foram discutidas as propostas de lei (“legais”) de Segurança contra Incêndio, do Controlo Electrónic­o, de Regulament­o sobre o Fabrico, Posse e Utilização de Aeronaves Remontadas Pilotadas “Drones” e de Regulament­o de Distintivo­s do Serviço de Migração e Estrangeir­os. Os membros do conselho consultivo analisaram também os projectos de regulament­o Orgânico da Direcção de Saúde do Ministério do Interior, dos Gabinetes dos Delegados Provinciai­s, do Corpo de Conselheir­os do ministro do Interior e o projecto de directiva do ministro do Interior sobre o assegurame­nto às Eleições Gerais de 2022. Quanto às eleições gerais em 2022, Eugénio Laborinho destacou que se avizinha o início do processo eleitoral no país, pelo que, recomendou aos dirigentes dos órgãos operaciona­is a desenvolve­rem, junto dos seus efectivos, processos de formação, de forma a dotá- los de conhecimen­to, sobretudo, aos directamen­te envolvidos no processo.

 ?? ?? MINISTRO DO INTERIOR ANGOLANO, EUGÉNIO LABORINHO
MINISTRO DO INTERIOR ANGOLANO, EUGÉNIO LABORINHO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola