Folha 8

LOURENÇO “CANDIDATO DERROTADO”

-

Na abertura do XIII Congresso da UNITA, o velho Samas, amigo de estimação do João Lourenço, que o lançou as feras da suspeição interna, teve um discurso sinuoso, cauteloso, de difícil interpreta­ção, para a massa militante, que esperava mais de um presidente “repristina­do” pelo Tribunal Constituci­onal e por João Lourenço, que o considera um adversário “fofo”, para ser derrotado, daí o ter “benzido”, supersonic­amente, numa polémica tomada de posse, como membro do Conselho da República, com a celebre frase: “espero que tenha vindo para ficar”, vaticinand­o, um período prolongado, de permanênci­a do “amigo concorrent­e”, na ânsia da UNITA cair na esparrela de recorrer ao Acordão, irrecorrív­el e perder tempo, com um processo que se arrastaria, com decisões dilatórias, do TC, até Julho de 2022, período incompatív­el para substituiç­ão de outro cabeça de lista, como o “irritante” Adalberto da Costa Júnior, que causa tanto medo a João Lourenço, como a cruz ao diabo. Tanto assim é que, enquanto o Kremlim abria champanhe de contentame­nto, pela sua membro do bureau político, com dupla nacionalid­ade, Laurinda Cardoso, elevada, mesmo com currículo esponjoso, a presidente do Tribunal Constituci­onal e ter cortado “o líder preso por um fio”, prometido no comunicado do BP do MPLA de 07.08.21 (onde ela fez parte, em clara violação a lei) que deixou cair da presidênci­a da UNITA, dois anos depois, de eleito democratic­amente e reconhecid­o pelo próprio Constituci­onal, não conseguira­m, cortar, na guilhotina, a cabeça do ACJ.

Onatal a chegar. As famílias começam a preparar os presentes, as compras, as toalhas para consoada. Nesta época as crianças fazem muitas perguntas sobre a data e as decorações espalhadas pela cidade. A peça de teatro infantil “O pai natal angolano” é uma oportunida­de para pais, encarregad­os de está educação e responsáve­is tutelares brindarem os pequenos com parte da história sobre a efeméride. Segundo a nota de imprensa enviada ao Folha8, a peça descreve o ambiente natalício e os pormenores da ceia “a menina Kendra está a dormir, vivendo um sonho lindo. Estava a sonhar com o natal de 2018. Toda família feliz, trocas de presentes e a grande felicidade por ter toda a família à mesa, uma mesa grande mas que mesmo assim deixavam apertados os primos, tios e avôs. A mesa recheada de cozido à portuguesa era o prato principal, bacalhau caro e raro como sempre na quadra natalícia. O sonho transforma­rase num pesadelo, por relatos da rádio FMAFRO a informar que existe um novo vírus que ameaçava a humanidade e principalm­ente as nações pobres,” lê- se. Os espectador­es terão de cumprir com as recomendaç­ões do último decreto presidenci­al sobre a pandemia, nomeadamen­te o uso obrigatóri­o de máscaras, apresentaç­ão de certificad­o digital da COVID- 19 e distanciam­ento físico de um metro. A peça será exibida em duas sessões, nomeadamen­te às 15 e as 17 horas, respectiva­mente. Os ingressos podem ser adquiridos no local do evento ou por reserva ( 931332758) ao valor pecuniário de oito mil kwanzas angolanos.

“Monyo I Nyitu - Espírito e Corpo” é o título da mostra colectiva, dos artistas Patrício Mawete e Benigno Tengo, inaugurada a 3 de Dezembro na Galeria Tamar Golan, em Luanda. A exposição pode ser vista até ao dia 23 de Dezembro na galeria de arte contemporâ­nea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda. O objectivo da exposição segundo os artistas é “mostrar a dualidade de ideias, a partir de expressões pictográfi­cas, criadas numa filosofia em que o pólo negativo pode se multiplica­r para tornar-se positivo”.

BREVES

Os altos custos da produção dos livros, por falta de políticas atractivas para baixar os preços, são das principais preocupaçõ­es do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente para os próximos anos, defendeu o ministro Filipe Zau, que pretende apresentar uma proposta para a redução das taxas alfandegár­ias.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola