Folha 8

A DIMENSÃO CULTURAL

-

Salgueiro Ulombe Vicente nasceu no Huambo em Fevereiro de 1986, um ano antes do meu nascimento. Para aqueles que não sabem, aquela cidade do interior do país e uma das preferênci­as de intelectua­is angolanos, é forjadora de intelectua­is de uma alta dimensão cultural porque é propiciado­ra de um clima para aqueles que amam as letras. E confirmo esta tese porque aprendi a amar ainda mais a leitura quando estive no Huambo para testar em Matemática e Língua Portuguesa no ISCED- Huambo e a minha caminhada diária era da Calomanda para ler na Estufa, ao lado do Académico de Baixo. Foram anos bons que passei na terra de Salgueiro Vicente! Foi por isso que o Salgueiro Vicente tinha na leitura um dos seus hobbies, a par do teatro e da música, revelando ser o brasileiro Augusto Cury, autor da obras como “O semeador de sonhos” e “A Revolução dos Anônimos”, um dos escritores que mais gostava.

Entre os livros que sei que ele andou a ler constam “Zonas Húmidas”, de Charlotte Roche, “A ditadura da beleza” e “a revolução das mulheres, de Augusto Cury. Já leu também “A Saúde do Morto”, de Luís Fernando. “Nuvem Negra”, do escritor Angolano, Michel, que retrata os acontecime­ntos do 27 de Maio, “Purga de Dalila”, “Sagrada Esperança”, de Agostinho Neto, “Quem me dera ser Onda”, de Manuel Rui Monteiro, e “Lá fora os Cães”, de Ras Nguimba Ngola e tantas outras obras.

Algumas figuras nacionais e internacio­nais inspiram bastante este jovem jornalista. Pessoas como Malala Yousafzai, Martin Luther King, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi.

Salgueiro Vicente, que tinha na teimosia o seu maior defeito, era um ser de luz, pessoa de bem, de fácil trato e nunca gostava de falar das suas qualidades. “Prefiro que sejam as pessoas a falar de mim”, confidenci­ou- nos. Também foi amante da sétima arte e gostava de filmes como “Um Sonho de Liberdade” ( 1994), “Gladiador” ( 2000), “Quem Quer Ser um Milionário” ( 2008) “Os Homens do Presidente” e “12 anos de escravidão”. Lupita Nyong’o e Morgan Freeman são os seus actores preferidos. Meu amigo, irmão e compatriot­a angolano da primeira linha da resistênci­a, tenha um eterno descanso e, ao lado do Elias Fernandes, guarde lugar para as pessoas do bem.

* Jornalista, antigo editor do Semanário Agora, CEO e Fundador do Portal de Notícias Culturais Marimba Selutu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola