Folha 8

MILITARES COM MISSÃO DIFÍCIL PELA FRENTE

-

O 1º de Agosto tem a missão difícil de defrontar e vencer, no 31.09.23, às 19h00, o Al-hilal Omdurman do Sudão, no Estádio El Jadida, para o confronto da segunda-mão da última preliminar de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

Para o técnico da equipa, Filipe Nzanza, o jogo será o mais difícil que a equipa militar já disputou até ao momento, pois, faltam apenas 90 minutos para entrar na fase de grupos da mais alta competição de clubes da Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF), tendo por isso, havido uma preparação a todos os níveis para torná-lo fácil no dia do jogo. O técnico congolês democrata Florent Ebenge, muito experiente em competiçõe­s sob a tutela da CAF, volta a cruzar o caminho dos vice-campeões nacionais como adversário, apesar de os militares não baixarem a cabeça. “Sabemos que o Florent Ebenge é actualment­e um dos melhores treinadore­s de África. Conhece bem a Liga dos Campeões, já jogou duas vezes a final da competição à frente do Vita Club de Kinshasa. Estes factores tornam o jogo mais difícil. Antes de começar a competição, reunimos com os jogadores e ficou definido que qualquer equipa que venha à nossa frente, seja o Al Ahly, o Esperance de Tunis ou o Wydad de Casablanca, o nosso objectivo mantém-se o mesmo: entrar na fase de grupos”, disse Filipe Nzanza. Um adversário de peso que não afasta o foco do conjunto militar, sendo o fim último a qualificaç­ão para a prova milionária do órgão que rege o futebol no continente. “Não estamos a ver o Florent Ebenge, nem o Al-hilal, embora esta equipa esteja à nossa frente no Ranking da CAF. O nosso foco é entrar na fase de grupos e é isso que vamos fazer”, frisou. Os adeptos, Filipe Nzanza pedem confiança, apesar das dificuldad­es, tudo farão para transpor o adversário no seu reduto. “Espero que confiem em nós. Sabemos que existem três resultados no futebol, mas estamos focados em passar essa eliminatór­ia e entrar na fase de grupos. Estamos a treinar para isso, com afinco e sei que vamos procurar dar alegria aos nossos adeptos, com a maior ou menor dificuldad­e”, disse convicto. Para a missão “El Jadida”, Filipe Nzanza levou 20 jogadores: Neblu, Mig, Hossi, Paizo, Bobó, Venâncio, Isaac, Mabelé, Moisés, Macaia, Bruno, Kikassa, Tulenge, Calebi, Aguinaldo, Dago, César, Tombe, Vingumba, Obed Mayamba.

Adirecção do Clube Recreativo União de Malanje (CRUM) clama por mais apoios financeiro­s, transporte e de alojamento, para poder disputar tranquilam­ente os jogos do Girabola 2023/2024, segundo fez saber a ANGOP.

Dada as exigências para a manutenção da equipa, o vice-presidente para o futebol do Clube Recreativo União de Malanje, António Ferraz “Yambaxa”, solicitou ajudas da classe empresaria­l, sociedade malanjina e dos adeptos em geral.

O dirigente desportivo lamentou o facto de a equipa inscrever, até ao momento, apenas seis sócios, tendo por isso apelado aos cidadãos a abraçarem o projecto para que a província possa disputar a primeira divisão. António Ferraz fez saber que o Comando Provincial da Polícia Nacional e o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos têm disponibil­izado, de quando em vez, autocarros para a deslocação dos atletas ao campo de treinos e, quando não acontece são transporta­dos por cima de uma carrinha pessoal. «É muito triste, dói ver a nossa equipa do jeito que está», lamentou, acrescenta­ndo que, a par disso, os jogadores e treinadore­s estão a exigir contratos que até agora não se consegue resolver.

Frisou que a equipa tem realizado treinos num campo com a relva seca na Unidade Penitenciá­ria do Quéssua (11 quilómetro­s da cidade de Malanje), tudo porque até ao momento não há “luz verde” sobre as obras em curso do campo 1.º de Maio. Precisou que apesar destas dificuldad­es, o conjunto não pondera desistir da mais alta competição futebolíst­ica do país, tendo neste momento adquirido já todo o material desportivo e inscritos os seus atletas na Federação Angolana de Futebol (FAF), dos quais 16 reforços. Entretanto, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Veloso Dala, fez saber que o governo local não está alheio às preocupaçõ­es do CRUM, razão pela qual deu início as obras de melhoria da relva e dos balneários do 1.º de Maio.

O dirigente desportivo Informou que nesta altura estão a ser finalizado­s os trabalhos para que, no próximo dia 30 deste mês, o campo albergue o jogo amigável entre o misto de Malanje e a Selecção Nacional de futebol sub-23.

«O governo provincial tão logo testemunho­u a ascensão do CRUM ao Girabola começou a criar condições do 1.º de Maio e a fazer diligência­s de patrocínio­s», disse, acrescenta­ndo que nesta altura duas grandes empresas, nomeadamen­te: ABWIK e a BIOCOM deram já os seus apoios. A fonte disse que o seu pelouro tem agendado um encontro, nos próximos dias, com a classe empresaria­l para a mobilizaçã­o de apoios, bem como está em negociação com as direcções do Malanje Sport Club e da Baixa de Cassanje, para o empréstimo dos seus meios rolantes ao serviço do CRUM.

Apelou à direcção da equipa a não se precipitar, tendo em conta que é aposta do governo provincial apoiar para a sua permanênci­a no Girabola. O CRUM, fundado aos 12 de Agosto de 2022, vai disputar pela primeira vez o Girabola.

A província de Malanje já esteve representa­da no Campeonato Nacional da Primeira Divisão, pelas equipas Cambondo de Malanje (1999), Ritondo Sport Club (2003) e Baixa de Cassanje (2020).

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola