Folha 8

Sérgio Fernandes distinguid­o com Prémio INCM

-

Sérgio Fernandes, com a obra «Nem vara, nem cajado», é o vencedor da 1.ª edição do Prémio de Literatura Imprensa Nacional-casa da Moeda/angola. Este prémio visa distinguir trabalhos inéditos no domínio da prosa da autoria de cidadãos angolanos ou a residir em Angola há pelomenos cinco anos, incentivan­do a criação literária.

Para o júri do Prémio, composto por Aníbal João Ribeiro, Ondjaki e Jorge Reissá, “esta escolha tem como base a qualidade literária que se traduz na contribuiç­ão para a diversidad­e da literatura angolana. Nem vara, nem cajado é uma coletânea de contos que nos transporta para uma realidade que se entrelaça com a fantasia de um modo competente. Combinando elementos do realismo mágico com as peculiares crenças feiticista­s, recorre ainda, na medida do possível, a expressões em línguas nacionais angolanas."

Na edição inaugural do Prémio de Literatura Incm/angola foram recebidas 40 candidatur­as. O trabalho vencedor será editado pela Imprensa Nacional, e o seu autor recebe cinco mil euros.

Percurso do autor

Sérgio Fernandes nasceu a 4 de Março de 1984 em Luanda. Mestre em

Política Internacio­nal pelo Instituto de Estudos Internacio­nais de Middlebury, Califórnia (Estados Unidos da América). Foi professor universitá­rio e oficial de informação e análise no Serviço de Migração e Estrangeir­os de Angola.

Actualment­e reside em Luanda, onde divide o seu tempo entre a escrita e as funções de Assessor Político e Económico. Lançou em 2019, o livro “O Último dos Sonhadores” (contos). Sérgio Fernandes tem o seu conto «A Caixa do Futuro» selecciona­do para constar de um livro que será lançado pela UCCLA, da qual Luanda, enquanto cidade capital, faz parte. O seu primeiro livro foi editado e publicado pela Asas de Papel, tem como editor Lourenço Mussango.

Uma bela obra, na estética e no conteúdo, com estórias bem narradas e cativantes. Já outrora o sugerimos no nosso espaço «Sugestão de Leitura».

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola