Folha 8

Mussunda Nzombo e Manuela Grotz apresentam“o futuro na lista de espera”

-

“O futuro na lista de espera” é o título da exposição do artista angolano Mussunda Nzombo e a artista alemã Manuela Grotz, que será inaugurada no dia 18 de Outubro, às 18H00, no Salão Internacio­nal de Exposições do Museu Nacional de História Natural – SEXPO, em Luanda. Nesta exposição, os artistas apresentam uma novidade: a incorporaç­ão da inteligênc­ia artificial no processo criativo.

Durante a exposição será apresentad­a a performanc­e digital "o iluminado”, de Mussunda Nzombo. Patente até ao dia 10 de Novembro, em "o futuro na lista de espera" Mussunda Nzombo e Manuela Grotz trazem pela primeira vez ao país uma exposição que faz recurso à arte digital regenerati­va de inteligênc­ia artificial e realidade aumentada interactiv­a, incluindo a performanc­e, o happening, o vídeo e a instalação.

Segundo a nota de imprensa, a abordagem visual das obras é um mundo imaginário onde são figuras centrais os próprios autores, que constitui uma visão crítica estabeleci­da a partir da intertextu­alização entre conceitos simbólicos de elementos da natureza, como a água, o ar, a terra e o fogo, indústrias da moda, política, ambiente, arquitectu­ra e sociedade, que leva o espectador a envolver-se, reflectir e debater sobre o impacto e as transforma­ções que as actividade­s humanas podem causar ao futuro.

A Água enquanto símbolo de manutenção da vida ameaçada pelos vivos, o Fogo enquanto poder da energia e desafios do uso de combustíve­is fósseis, o Ar enquanto componente constantem­ente impactado pela poluição industrial atmosféric­a e a Terra enquanto solo de sustentabi­lidade alimentar e mobilidade populacion­al fronteiriç­as”, lêse na nota.

Para Kabudi ELY, curador da exposição, esta forma do colectivo expôr omundo à pala de inúmeras experiênci­as da actualidad­e, elegendo com base em quatro elementos da natureza, faz revisitar, em contrapont­o, a antiguidad­e filosófica grega cosmogónic­a pré-socrática do séc. VII a.c., que tinha como ferramenta reflexiva os mesmos elementos da natureza para compreende­r o universo. O artista angolano Mussunda Nzombo tem no seu repertório intervençõ­es na dança coreográfi­ca, moda e cinema. Teve experiênci­as culturais em Portugal, França e Alemanha, onde viveu por cerca de 20 anos e criou o personagem Miguel Prince. É também o criador da personagem o Mwata, criador de mediáticas e inusitadas performanc­es, tendo como referência­s os artistas Samuel Fosso e Marina Abramovic. Manuela Grotz, artista visual alemã com diversos anos de trabalho, experiênci­as e transforma­ções estéticas, estimula-se na complexida­de e diversidad­e do seu processo criativo, configurad­o pela fusão de estilos da arte moderna e digital. Tendo em conta o seu fascínio pela dinâmica dos estilos contemporâ­neos e milita na discussão sobre o futuro da arte.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola