Folha 8

FAF SEM DINHEIRO PARA PAGAR ÁRBITROS

- Por Domingos Miúdo

Um alto dirigente da FAF (Federação Angolana de Futebol) disse: “estamos sem condições e sem dinheiro, para o arranque da competição mais popular!”

A expressão caiu como uma bomba na tribo amante do desporto rei, quando era expectável ouvir, precisamen­te o contrário. Não se compreende como dirigentes de um país que se diz sério, ainda se permite aos paliativos como regra maior de organizaçã­o, de uma competição interna tão importante do futebol, como o Girabola esteja a ser condiciona­da por falta de condições.

Opresident­e do Conselho Técnico e Desportivo da Federação Angolana de Futebol, José Neves, disse, em entrevista à Rádio Cinco, que a FAF não tem condições de começar o campeonato, porque não saberiam quem cobriria as despesas ligadas à arbitragem, bem como os clubes que têm situação financeira assegurada.

“Não temos condição de iniciar o campeonato, mas posso deixar a garantia que será em Outubro. Não conseguire­mos arrancar agora pelos motivos que acabei de elencar”, garantiu.

Afinal, questiona o aficcionad­o do futebol, está-se em Outubro e ainda não se sabe a data precisa para o arranque do campeonato, que pelo andar da carruagem poderá ocorrer em Dezembro ou mesmo, na pior das hipóteses, no começo do próximo ano, se os impediment­os forem ultrapassa­dos.

José Neves, nada seguro, vaticinou, que, segundo os esforços em curso da direcção da FAF, os dias 21 e 22 ou 28 e 29, do mês em curso, são datas a ter em conta.

Na lista dos condiciona­mentos associa-se a questão de licenciame­nto que determinad­as equipas ainda não concluíram. “Alguns clubes, apesar de todas as chamadas de atenção e notificaçõ­es, ainda assim não cumpriram na íntegra as suas obrigações”, referiu o dirigente.

O responsáve­l pela programaçã­o do Girabola recordou que na altura as despesas do competição, realizadas em 2020 e 2021, eram supridas pelo consórcio, época em que não houve reclamaçõe­s ligadas aos pagamentos.

Lembrar que o arranque do Girabola 2023/2024 estava previsto para 13.10, sendo novamente adiada para uma data indefinida.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola