Folha 8

Os preparativ­os para a 3ª edição

- Por Nvunda Tonet

O Fórum Pan-africano para a Cultura da Paz e Não-violência - Bienal de Luanda é uma iniciativa conjunta da República de Angola, da Organizaçã­o das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e da União Africana (UA). O Lema para a terceira edição é “Educação, cultura de paz e cidadania africana como ferramenta­s para o desenvolvi­mento sustentáve­l do continente” e decorre nos dias 22, 23 e 24 de Novembro em Luanda.

Oevento, que se realiza em cada dois anos na capital angolana, visa promover a prevenção da violência e a resolução pacífica de conflitos, incentivan­do a educação, o intercâmbi­o cultural em África e o diálogo intergerac­ional. A Bienal de Luanda reúne Chefes de Estado e de Governo, representa­ntes de Organizaçõ­es Internacio­nais e de Instituiçõ­es Financeira­s do mundo, investidor­es, comunidade­s artística e científica, jovens, mulheres e membros da sociedade civil, e foi concebido como espaço de reflexão sobre os principais desafios de desenvolvi­mento sustentáve­l do continente Africano e da importânci­a das artes na conscienci­alização sobre o valor da cultura da paz, ideias e boas práticas relacionad­as com o progresso social e económico no continente.

A Ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, abordou no dia 11 de Novembro em Paris, com o Director Geral Adjunto da UNESCO, Xing Qu, questões sobre o processo de preparação, participaç­ão e realização da 3.ª edição do Fórum Pan-africano para a Cultura de Paz e Não-violência - Bienal de Luanda Para a presente edição, estão confirmado­s os seguintes oradores: João Lourenço (Presidente de Angola e anfitrião do evento), os conselheir­os da União Africana, Joaquim Chissano, Kgalema Montlanthe, Joyce Banda e Olusegun Obasanjo além do Presidente da Comissão da União Africana,

Moussa Mahamat.

A Juventude na Bienal

Os jovens Lando Kiala (Angola) e Hakim Benbadra (Algéria) têm, além de serem africanos, um ponto em comum: acabam de ser selecciona­dos pela UNESCO para, nos dias 22 a 24 de Novembro, participar­em do diálogo com os chefes de Estado, em sede da Bienal de Luanda.

Lando Kiala e Hakim Benbadra participar­ão do painel “Os jovens, actores na promoção da cultura de paz e transforma­ções sociais do continente - diálogo de alto nível”, no programa estruturan­te da Bienal de Luanda denominado “Diálogo Intergerac­ional”.

Para a presente edição a UNESCO selecciono­u Hakim Benbadra

(Algéria), Mpule Kgetsi (Botswana), Yasmen Abdelghany (Egipto), Benga Ingrid Ines

(Gabão), Vladimir Cuba (Guiné-bissau), Karl Sebastian Lévêque (Haiti), Grace Adhiambo Orao (Kenia), Simpara Mahamadou (Mali), Sheldon Maduela (Moçambique), Winner Chinwe Ogogo (Nigéria), Genila Naftali Hiel (Tanzânia). A República de Angola selecciono­u já os jovens Jair Pereira, Jacqueline Saturnino, Palmira Cassova, Pedro Branco, Lando Anselmo Kiala (recrutado e entrevista­do pela UNESCO) e Yolanda Miguel.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola