Folha 8

BOM DIA? NÃO! AGORA É “AS-SALAMU ALAIKUM”!

-

Épreciso rememorar para não se esquecer a história e os eventos, como este, escrito pelo jornalista Jorge Eurico há mais de 6 anos. São 22:00 minutos. Há muito que o domingo “vestiu-se” de negro. Estou em “Roma Negra” (Salvador da Bahia-brasil). Antes de me fazer à cama, leio no site da Radio France Internatio­nal (RFI) uma matéria do seu correspond­ente em Luanda, o jornalista Avelino Miguel, que dá conta que a Polícia Nacional desarticul­ou com sucesso (digo eu!) uma rede namibiana de traficante­s de seres humanos. Recorro rapidament­e ao Google a ver se encontro alguma informação referente às 49 crianças que o ex-director do Serviço de Migração Estrangeir­o (SME), Paulino Cunha, autorizou, ao arrepio da Lei, que, no ano passado, viajassem para Cote d’ivoire. Sobre o assunto, nada encontro. Algo me diz que, desafortun­adamente, as autoridade­s angolanas, ao seu mais alto nível, também desconhece­m o caso. Não dominam o dossiê!

Retorno ao site da RFI e leio que os dezasseis angolanos que a rede namibiana pretendia traficar tinham idades compreendi­das entre os oito aos trinta e três anos de idade. Faço um esforço de memória e rememoro que entre as crianças enviadas à Cote D’ivoire com o assentimen­to irresponsá­vel e criminoso do então diretor do SME, a mais velha tinha, à data dos factos, apenas onze anos de idade. Repito: Apenas onze anos! Volto ao site da RFI e leio que a rede namibiana de tráfico de seres humanos pretendia empregar os dezasseis angolanos nos sectores da agricultur­a, pecuária, construção civil, comércio, exploração mineral e trabalho doméstico no País vizinho.

Faço rapidament­e um “refresh” no computador que tenho sobre os ombros e o disco duro do mesmo diz-me que as 49 crianças ainda se encontram na Cote D’ivoire para onde foram com o objetivo de frequentar­em uma madrassa, aprenderem o Alcorão e depois regressare­m a Angola a dizerem “As-salamu Alaikum” ao invés do convencion­al “Bom dia!”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola