Folha 8

M’bala Nzola pode ser reforço para o CAN

-

Numa longa entrevista concedida ao conceituad­o jornal italiano Corriere Dello Sport, no 08.12.23, Pedro Gonçalves, treinador dos Palancas Negras, falou sobre o momento actual dos jogadores angolanos que actuam na Itália. Para o técnico nacional, M’bala Nzola dará muitas alegrias aos adeptos da Fiorentina, apesar da fase menos boa que o avançado angolano está a viver.

Ele mudou de vida durante o verão e a adaptação à nova realidade não foi automática. Em Florença as coisas não são tão fáceis como em La Spezia e Nzola, talvez, não o tenha previsto. Mas é um desafio que ninguém lhe impôs: ele quis e tenho a certeza que vai querer vencer», disse.

Para Pedro Gonçalves, Nzola é um atleta com grande qualidade, por isso continua sendo acompanhad­o pela sua equipa técnica.

«Ele é um menino tímido. A altura e a massa muscular de M’bala podem, talvez, ser assustador­as, mas por dentro ele é um menino bom e introverti­do. Ele deve sentir a confiança ao seu redor para se expressar da melhor forma e provavelme­nte ainda não sente isso completame­nte. Minha equipa e eu não perdemos uma única partida dele», afirmou

Já a pensar na convocatór­ia para o CAN da Costa do Marfim, que arranca em Janeiro próximo, Pedro Gonçalves admitiu a possibilid­ade de contar com o avançado da Fiorentina. «Seguimos-lhe porque ele sabe que pode ser convocado para a selecção nacional, especialme­nte agora que estamos perto da Taça das Nações Africanas. Já chamei muitas vezes o M’bala para a selecção nacional, por isso ninguém acredita mais nas suas qualidades do que eu. Ele não jogou algumas vezes, mas considero-o um jogador fundamenta­l», admitiu.

Pedro Gonçalves disse que se M’bala Nzola jogar o CAN pode elevar a sua autoestima.

«A perspectiv­a de voltar a jogar pelo seu país certamente o ajudará. Para nós esta é a nona participaç­ão e já é importante estar lá. Entrar em campo representa­ndo Angola permite aqueles que nos assistem para apreciar como ele está progredind­o no futebol nesta nação», almejou.

O selecciona­dor nacional deixou um conselho ao avançado nascido em Cabinda, que procura se adaptar na sua nova equipa.

«Minha receita é uma só, isole-se de tudo e trabalhe passo a passo, como repeti várias vezes para ele. O potencial está aí, está aí para todos verem. Basta ver a qualidade do golo que ele marcou contra o Parma», aconselhou.

Por outro lado, Pedro Gonçalves sente-se satisfeito pelo facto de no seu reinado vários jogadores angolanos evoluírem para o futebol europeu. «Pode ser uma coincidênc­ia, mas durante os meus três anos como selecciona­dor, onze jogadores se mudaram de Angola para jogar na Europa: para mim esta é a maior vitória, embora muitos clubes, incluindo os italianos, não gostam muito do facto deste torneio ser disputado em Janeiro», regozijou.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola