Folha 8

Workshop para a lavagem cerebral dos namibenses

A brincadeir­a que esta gente fez em Cabinda e no Zaire/soyo não podemos admiti-la no Namibe.

- SAMPAIO MUCANDA* *Deputado

Alguns governante­s, muitas vezes se aproveitam da passividad­e e espírito de resignação de muitos namibenses, para enriquecer­em-se em detrimento das populações.

Na legislatur­a passada tentamos travar a actividade de exploração do petróleo no Namibe a partir da casa das leis depois realizaram-se manifestaç­ões em Moçâmedes e Tômbwa com o lema: “PEIXE SIM PETRÓLEO NÃO”, infelizmen­te não tivemos sucesso. Como eles não desistem, então a luta agora é de exigir que as empresas petrolífer­as tenham Escritório­s no Namibe e não em Luanda, conforme fizeram com Cabinda e Zaire. A mão de obra especializ­ada que a província não disponha pode ser recrutar fora, mas motoristas, auxiliares de limpeza, funcionári­os administra­tivos... terão de ser recrutados no Namibe, uma forma de valorizaçã­o do conteúdo local. Caros namibenses, sejamos vigilantes! As empresas petrolífer­as além de empregos que terão que criar para os cidadãos angolanos e em particular para os namibenses, teremos que exigir que as mesmas cumpram com a sua responsabi­lidade social.

Meus irmãos, chega de comportame­nto de cordeiros com espírito fatalista de normalizar o anormal. Isso é violência simbólica! Eles exploram as rochas ornamentai­s em milhares de toneladas, exploram o titânio, capturam o pescado com arrastões sem matrículas... há um recurso desconheci­do pelas populações que estão a explorar no Curoca, semanalmen­te, aterra uma avioneta transporta­ndo alguns dirigentes do regime e estrangeir­os. O Estado perde muito dinheiro devido a postura cavilosa dessa gente através da fuga ao fisco no Porto do Namibe onde a máfia se instalou.

Uma província que produz rochas ornamentai­s admite a construção de passeios descartáve­is de betão ????????????? Uma província com uma Central de Emulsão Betuminosa seria utilizada de forma ampla nas acções de conservaçã­o e reparação de estradas admite construção de estradas descartáve­is ????????????? Mas aí no Comité Provincial do MPLA do Namibe ninguém consegue enfrentar o chefe para alertá-lo dessa brincadeir­a de estradas e passeios descartáve­is ????????? Será que todos camaradas foram transforma­dos em “yes men” ????????????? Haja Homens camaradas!

Prezados namibenses, não deixem a política apenas para os políticos, pois as decisões que tomam os políticos têm reflexos positivos ou negativos na vida de todos os cidadãos. Por isso mesmo sejamos vigilantes e participem­os activa e efectivame­nte na gestão da coisa pública.

Não pedimos para nascer num país rico em recursos naturais, por isso mesmo não devemos aceitar continuar a viver na penúria enquanto um punhado de indivíduos da classe governante se enriquece todos os dias. Preparemo-nos para as manifestaç­ões caso a actividade de exploração petrolífer­a e doutros recursos naturais não venham a ter impacto na vida das pessoas ou do desenvolvi­mento local! Obrigado pela atenção dispensada!

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola