Folha 8

SÓ NOS RESTA UMA REBELIÃO À ESCALA NACIONAL

-

ARenamo para as eleições 2023 portou-se como um estudante com alta experiênci­a de repetir a mesma classe, recorda nesta Quente, Venâncio Mondlane, político da Renamo e candidato vencedor das autárquias da cidade de Maputo Moçambique. Mas, desta vez, procurou “tapar todos os furos”: formou a sua gente, preparou delegados de candidatur­a atempadame­nte, fiscalizou todas as mesas e implemento­u uma estratégia de contagem paralela sem precedente­s. No fim, conseguiu ter resultados das mesas apuramento parcial - muito antes da TVM e dos Órgãos eleitorais.

Esta planificaç­ão e estratégia é que levou a vitória inquestion­ável da perdiz nas principais e mais importante­s autarquias em 2023, com destaque para as maiores cidades do País com excepção do caldeirão do chiveve: Maputo, Matola e Nampula. Mas, mesmo perante evidências documentai­s, actas e editais, o venenoso frelimicíd­io foi implementa­do ora usando a força brutal da polícia, ora ordenando os Órgãos eleitorais a rasurar e falsificar resultados e, no final da picada, instruindo o Conselho Inconstitu­cional a realizar o golpe de misericórd­ia: colocar a coroa sobre a cabeça do chefe da máfia. Desta vez, tudo que não foi feito com sucesso deste o distrito até a CNE, a mamã Lúcia tratou dos acabamento­s, chegando a incrível inovação de mexer nos números, fazer trabalho operaciona­l que não é e nunca foi competênci­a de um órgão daquela dimensão que tem atribuição de apreciar apenas decisões e procedimen­tos (competênci­a jurisdicio­nal).

Nestas repetições de eleições, dia 11 de Dezembro de 2023, o venenoso frelimicíd­io voltou a ribalta mas com maior intensidad­e. Em Marromeu, como um papel químico, se repetiu o mesmo cenário de Maputo e Matola, os resultados saídos da mesa foram rasurados e adulterado­s. Antes da consumação de tal bandidagem um ingredient­e foi usado como tempero habitual: interrompe­r a contagem de votos, recusar assinar editais e produzir novos resultados de forma mágica e diabólica.

Em paralelo aos resultados rasurados, o venenoso frelimicíd­io, desta vez, sobretudo em G

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola