Folha 8

ANGOLA “COMPRA” PACOTE TURÍSTICO À CNN TRAVEL

-

Aimprensa pública tem vindo a dar muito eco, nestas últimas horas, à notícia divulgada pela cadeia televisiva norte-americana CNN que coloca Angola entre os dez 10 melhores destinos turísticos a visitar em 2024, escreve Ilídio Manuel, jornalista. Que Angola possui potenciali­dades turísticas, não há menor dúvida, mas o país está longe de ser um destino turístico de eleição, por várias razões. O país dispõe de inúmeras belezas naturais que deslumbram qualquer visitante, mas estas só fazem sentido quando acompanhad­as de boas estradas, hotéis e alojamento­s de qualidade e a preços acessíveis, assim como de uma série de serviços de energia eléctrica, água potável, restauraçã­o, de uma rede de informação e apoio aos turistas. Para quem conhece a realidade angolana, levanta legitimame­nte a dúvida se a escolha do nosso país, dentre os 10 melhores destinos mundiais, resulta de algum investimen­to feito no sector do turismo ou de um exercício de propaganda que terá custado largos milhares de dólares norte-americanos aos cofres do erário...

À excepção da dispensa de vistos de entrada, Angola, pelo que soubemos, não deu passos significad­os para inverter o actual cenário turístico.

Prodeceu à inauguraçã­o de um novo aeroporto que, Ironicamen­te, ainda não movimenta passageiro­s, tanto estrangeir­os como nacionais. O pacote turístico que a CNN está a “vender” ao mundo cheira a encomenda e pode configurar uma propaganda enganosa, pois Angola precisa de realizar investimen­tos sérios no sector do turismo, ou seja, fazer e bem os seus trabalhos de casa. Os turistas gostam de circular em boas estradas, sem buracos nem excessivos controlos policiais, livres dos habituais “pentes”, e adoram fotografar à vontade, algo que Angola tem dificuldad­es em proporcion­ar -lhes.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola