Folha 8

SEMBA & KOMPA

-

Miserável e esplendoro­sa. Aí está, no palácio da Colina de São Miguel, a tal dita elite angolana, indigna-se, nesta o jornalista Severino Carlos. Emproada, mas com a indisfarçá­vel matumbice de muitos. A nossa elite cleptocrat­a, gastadora e de ostentação insultuosa para o espírito e a alma de todos os que sofrem neste país que sangra pelos poros. O Haiti de Papa e Baby Doc -- a dinastia Duvalier e toda uma esplendoro­sa corte protegida por seus apaniguado­s “tontons macoutes” -- também já foi assim no início. Até que tudo acabou por desabar, com estrépito, de alto a baixo, no ralo de uma louca luxúria humana. Como Porto Príncipe e Luanda são tão igualzinha­s! A diferença, pelos vistos, só está nas ricas jazidas de petróleo que uma tem e outra não.

Até o kompa tem reminiscên­cias de semba. Menos de kuduro. Puro e duro.

(MAIS) UM GRANDE GOLO DE SADIO MANÉ!

O colega de equipa de Cristiano Ronaldo continua a cultivar as boas acções. Com efeito, o vencedor da primeira edição do Prémio Sócrates - que reconhece o empenho de um jogador em projectos sociais e de caridade em 2022, continua a cultivar esse galardão.

Na Quarta-feira, o internacio­nal senegalês inaugurou um campo sintético- com bancada - em Bambali, a sua aldeia natal de 2.000 habitantes no sudoeste do país -, que ele próprio financiou. Uma verdadeira revolução, já que a aldeia tinha apenas um modesto campo de terra batida, no qual Mané foi visto a jogar em 2022. “É com imenso orgulho e com o coração cheio de alegria que estou diante de vocês neste campo de futebol de nível FIFA, que significa tanto para mim”, disse o jogador na cerimónia de inauguraçã­o. Recorde-se que no passado, Mané também construiu um hospital, uma mesquita, uma escola secundária, uma antena 4G e até um posto de gasolina em Bambali. Além disso, presta uma ajuda financeira substancia­l às famílias locais. Ainda maior como homem do que como jogador (que já é enorme)...

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola