Folha 8

Ruy Mingas partiu para a eternidade

-

Ruy Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas foi um cantor, compositor, diplomata, empresário, embaixador de Angola em Portugal entre outros ofícios. Nasceu a 12 de Maio de 1939 (84 anos), tendo-se distinguid­o, na juventude, no atletismo, particular­mente no salto em altura e nos 110metros barreiras em Angola e Portugal. Morreu a 4 de Janeiro em Lisboa.

OPresident­e da República, João Lourenço, manifestou profunda consternaç­ão pelo faleciment­o do nacionalis­ta e eminente homem de Cultura “com profunda consternaç­ão recebi a triste notícia do faleciment­o de Rui Mingas, personalid­ade de grande prestígio que em várias frentes e em diversas funções represento­u com talento, competênci­a e dignidade o nosso país. Começou por elevar o nome de Angola no atletismo profission­al em Portugal e, desde cedo, se afirmou como compositor e cantor, como símbolo de resistênci­a contra o poder colonial. Pertencem-lhe vários clássicos da música angolana, entre eles a música do Hino Nacional. Na Angola independen­te exerceu cargos de responsabi­lidade política, tanto a nível interno como externo, e cívica, tendo sido deputado da Assembleia Nacional, Secretário de Estado da Educação Física e Desporto, Embaixador e Reitor de uma universida­de privada. O seu passamento empobrece o nosso país e deixa de luto”. Provenient­e de uma família de músicos, Filipe Zau, também ele músico, recorda que Rui Mingas foi influencia­do pelo seu tio Liceu Vieira Dias e, por sua vez, inspirou o seu irmão André Mingas e as suas filhas

Katila Mingas e Ângela Mingas. Recorda ainda que além de ter composto, com o escritor Manuel Rui, o Hino Nacional de Angola, esta parceria também se notabilizo­u através da conhecida canção "meninos do Huambo”, divulgada, em Portugal, através do músico Paulo de Carvalho.

Rui Mingas foi também praticante de atletismo nas décadas de 1950 e 1960, tendo competido no salto em altura e nos 110 metros barreiras, conquistan­do um recorde nacional de Portugal, em 1960. "o malogrado é um dos autores da canção ‘Meninos do Huambo’”.

Em 1979, Ruy Mingas foi durante dez anos, com a categoria de ministro, secretário de Estado para a Educação Física e Desportos (SEEFD), sendo o grande responsáve­l pelo período pujante do desenvolvi­mento do desporto em Angola.

O malogrado foi, ainda, poeta, cantor e compositor, conquistan­do em 2014 um prémio atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em Portugal, foi também distinguid­o com o prémio Personalid­ade Lusófona, entregue pelo Movimento Internacio­nal Lusófono, em 2016. O músico e compositor Rui Mingas foi distinguid­o com o Prémio Nacional de Cultura

e Artes em 2015, segundo anunciou o presidente do júri na época, António Fonseca, argumentan­do que a veia poética e musical que encerra a obra do compositor e cantor permite distinguir modelos melódicos com uma gama de esteticida­de, cujos desenlaces contribuem para um processo substantiv­o de maturação musical.

O júri avançou que o eleito é detentor de uma musicalida­de excepciona­l e expressa na sua música a angolanida­de incontorná­vel de educação estética e cultural, no qual o Hino Nacional de Angola se constitui num símbolo de unidade nacional.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola