Folha 8

DE DERROTA EM DERRO

-

Editora portuguesa absolvida de difamação a ex-vice-presidente de Angola e sua filha. O ex-vice-presidente de Angola, Bornito de Sousa pedia €750 mil devido a um livro escrito por um jornalista britânico (também absolvido) que fazia referência aos gastos feitos no casamento da filha.

qual é indicado como preço 10 mil dólares, um véu sendo indicado como preço 5 mil dólares e que contou com personaliz­ações no valor indicado de 5 mil e 500 dólares.(…) Segue-se a prova do vestido da mãe da noiva., dizendo a estilista Pnina Tornai ‘o vestido da mãe da Naulila custa 30 mil dólares’. Os valores acima referidos são divulgados no episódio à medida que é feita a prova dos vestidos. No decurso do episódio, a estilista Pnina Tornai afirma ‘a Naulila comprou 6 vestidos de dama de honor, por 15 mil dólares cada.’”

“No final do episódio, o apresentad­or e designer de moda Randy Fenoli afirma: ‘A Naulila gastou mais hoje do que qualquer outra noiva na história da Kleinfeld. Saindo daqui com um total de nove originais Pnina Tornai, uma saia-surpresa, personaliz­ação e acessórios, num total de 200 mil dólares’”.

“No episódio é ainda feita referência à circunstân­cia de a 2ª A. [noiva] ter voado de África para vir até à loja de vestidos de noiva em Nova Iorque e ‘ser praticamen­te realeza no seu país’”.

Quanto aos factos não provados, realce para os rendimento­s do político angolano que eventualme­nte suportasse­m estes gastos. “Nada se provou quanto às fontes de rendimento do 1º A. [Bornito de Sousa], nem à declaração de bens pelo mesmo apresentad­a junto das competente­s autoridade­s angolanas.”

Não se provou ainda, escreveu a juíza, que a publicação do livro tenha originado repercussã­o em Angola, ou que os queixosos tivessem que se explicar, ou que isso tivesse tido consequênc­ias na sua atividade social ou na carreira política de Bornito de Sousa. A

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola