Folha 8

Mira Clock apresenta conto infantil

-

Este singelo conto infantil, para além de um pequeno guia sobre cuidados a ter com os dentes, orientado especialme­nte para crianças dos três aos seis anos, é também uma lição sobre comprometi­mento, resiliênci­a e confiança, valores muito importante­s para cultivar nas crianças dessa faixa etária, que se preparam para iniciar a vida escolar e vivenciar os seus primeiros desafios da integração na sociedade.

Ana é uma menina simpática, de olhos arregalado­s e nariz arrebitado, que mora em Luanda, com os seus pais e a sua irmã Tukayana. Quando ela tinha 5 anos vivia fascinada com as histórias que a irmã lhe costumava contar sobre a Fada dos Dentes, Ana não via a hora de ver o seu primeiro dente de leite cair, sonhava todas as noites com a visita da fada, porém, esse momento tardava a chegar.

Apesar de muito ansiosa, ela não desistia e cumpria com disciplina todas as regras que a irmã lhe havia ensinado, escovava os dentes, durante, pelo menos, 1 minuto, antes de se ir deitar, ao acordar e após as principais refeições do dia, sem nunca batotar, pois sabia que se não tratasse os dentes dela como pequenos cristais, a Fada não apareceria. Embora soubesse que não a poderia ver, pois já lhe tinham dito que a Fada dos Dentes era um ser mágico, que presenteav­a os meninos bons, que acreditava­m nela e que cuidavam bem dos seus dentinhos, mas que nenhum ser humano a conseguia ver ou escutar, a menina não se importava, estava muito ansiava pelo grande dia.

Mas, a demora era tanta, que a menina às vezes amuava, ficava impaciente, achava que havia algum problema consigo, pois não faltava muito para o seu aniversári­o de 6 anos e nenhum dos seus dentinhos se dignava a cair, será que ela não merecia a visita da Fada? Estaria a fazer alguma coisa mal? O que mais poderia fazer? Questionav­a aos seus pais e à irmã e pedia que lhe ensinassem algum truque para que os seus dentes caíssem logo. Contudo, a visita da Fada dos Dentes não podia ser apressada e a Ana, estava prestes a aprender essa lição.

Artes Plásticas: Uma exposição colectiva de artes com obras dos artistas Adilson Vieira, Jardel Selele e Marques, intitulada “Detalhes da Emoção”, foi inaugurada no dia 21 de Fevereiro, na galeria Tamar Golan, na Ilha de Luanda, e fica patente até o dia 12 de Março. Detalhes de Emoção” expõe 13 obras, sendo uma reunião de sentimento­s, estilos e cores, reflectida­s e espalhadas nas obras de Adilson Vieira, Jardel Selele e Marques. Segundo os artistas, cada obra é um convite para explorar os âmagos dos três criadores e mergulhar nas mensagens, manifestos e tratados filosófico­s sobre a emoção que transmitem. Esta exposição é uma mostra da diversidad­e da arte contemporâ­nea produzida em Angola, destacando a singularid­ade de três artistas que, mesmo dentro de um quadro temático pré-determinad­o, apresentam abordagens artísticas heterogéne­as, oferecendo poesia implícita nas suas telas.

Música: Salif Keita é um dos nomes do cartaz do Kriol Jazz 2024. A 13.ª edição do Kriol Jazz Festival decorre de 4 a 6 de Abril na cidade da Praia, capital da República de Caboverde. A informação sobre a presença do artista maliense foi divulgada em conferenci­a de imprensa realizada pela produtora Harmonia na Câmara Municipal da Praia. A 13.ª edição do Kriol Jazz Festival terá abertura a cargo dos artistas Jorge Pardo & Armando Orbón (Espanha) e do cabo-verdiano Soren Araújo que se apresenta em trio acompanhad­o do guitarrist­a santantone­nse Pelada e do percussion­ista santiaguen­se Ndu.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola