Folha 8

“Prelúdio” de Ismael Farinha já nas bancas

O amor é o foco principal da poesia de Ismael Farinha. Neste livro de estreia, intitulado “Prelúdio - Dito Interdito”, o autor cimenta a sua relação com a literatura. A apresentaç­ão do livro decorreu a 27 de Fevereiro na Mediateca de Luanda.

- Biografia de ISMAEL FARINHA

Olivro com 67 páginas, comporta 40 poemas escritos em dez anos e chega ao mercado com a chancela da Editora Azul, transforma­ndo-se num ganho para o autor como poeta, assim como para a literatura angolana.

Para o escritor e crítico literário Hélder Simbad, o livro de estreia, Ismael Farinha vem mostrar à sociedade que "estamos diante de um poeta que está a criar bases no seu início de carreira, ao lançar o livro ‘Prelúdio - Dito Interdito’”, ao invés de colocar no mercado um conjunto de livros, "que é diferente de publicar obras literárias”. Segundo Hélder Simbad, a estreia de Ismael Farinha no mercado literário é fruto da vasta colecção de livros que possui na sua biblioteca doméstica, com 400 obras, desde prosa, poesia, romance, contos, ficção e outros géneros literários. O crítico literário aproveitou a ocasião para exortar os jovens a lerem o livro, por considerar uma importante ferramenta para o mercado literário e para os estudantes e amantes da literatura. Mabanza Xavier Esteves Kambaca, a quem coube a responsabi­lidade de escrever o prefácio, descreveu que o autor utiliza no livro de estreia uma expressão de amor muito forte, no sentido bem diferente do que nos acostumamo­s a ler”.ao falar de amor, fá-lo de duas formas, como o erótico e o amor irónico, trespassan­do, dentro do assunto sobre o amor, trechos de inconformi­dades e reivindica­ções sociais, ideias cuja relevância guardam uma certa sátira das coisas humanas”.

Ismael Farinha, nasceu em Luanda. É contabilis­ta de profissão, poeta, declamador, activista cultural e sindicalis­ta. Dirigente, colecciona­dor de livros, possui uma biblioteca doméstica com mais de 400 títulos. É mentor do projecto "palavra Poética", no atelier do artista plástico angolano Guilherme

Mampuya. É ainda o mestre de cerimónia das "noites de Poesia" na Fundação Arte e Cultura (Ilha de Luanda). Farinha é, igualmente, membro da SADIA (Sociedade Angolana de Direitos de Autor) e sócio número 751 da Associação Cultural Chá de Caxinde. Poliglota, fala Português, Inglês, Francês, Árabe e tem noções básicas de kimbundu e africanse.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola