Folha 8

A VOZ DISSONANTE DOS KOTAS DA RNA

-

Ouvi (Ilídio Manuel) no dia 09.03 (sábado) umas barbaridad­es na rúbrica a «Voz dos Kotas», da Rádio-5 do Grupo RNA, que pouco ou nada terão ajudado a transmitir conhecimen­tos às gerações mais novas, já que me parece ser este o objectivo do programa. «Atráves» do mês «Março/ Mulher», o apresentad­or do programa, denotando uma certa ingenuidad­e, quis saber junto dos kotas se, no tempo colonial, o «8 de Março» e o «2 de Março», o Dia Internacio­nal das Mulheres e o Dia Nacional das Mulheres, eram também comemorado­s em Angola. Sem reflectir, os kotas «assanhados» apressaram-se logo a dizer que, devido à repressão colonial, quem ousasse comemorar as referidas efemérides podia ser preso pela extinta PIDE/DGS. Sabendo-se que o Dia Internacio­nal da

Mulher foi institucio­nalizado a 8 de Março de 1975 pelas Nações Unidas, não havia como comemorar o evento nem haver lugar a repressão, visto que naquela data Angola estava sob gestão colegial do Governo de Transição composto pelos três Movimentos de Libertação Nacional, nomeadamen­te a FNLA, MPLA e UNITA. Quanto ao «2 de Março», a data foi uma criação do MPLA/ poder, pelo que não podia ser comemorado sob administra­ção colonial.

O caldo viria a entornar quando um dos presentes disse, alto e bom som, que no tempo tuga as mulheres não podiam conduzir porque existia uma proibição nesse sentido. Felizmente, entre os presentes, um dos kotas corrigiu «in extremis» a borrada do companheir­o de painel. Um recado ao apresentad­or e aos kotas: investigue­m melhor os temas a abordar para não induzirem as novas gerações em erro.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola