ABER­TO PRÉ­MIO LI­TE­RÁ­RIO UCCLA: NO­VOS TALENTOS, NO­VAS OBRAS EM LÍN­GUA POR­TU­GUE­SA (2016-2017)

Jornal Cultura - - BARRA DO KWANZA -

O Pré­mio Li­te­rá­rio UCCLA: No­vos Talentos, No­vas Obras em Lín­gua Por­tu­gue­sa, na sua se­gun­da edi­ção (2016-2017), en­con­tra-se aber­to até ao dia 31 de Ja­nei­ro de 2017 (Ver Re­gu­la­men­to em http://www.uccla.pt/pre­mio-li­te­ra­ri­ouc­cla). Es­te pré­mio tem por par­cei­ros a edi­to­ra a Be­la e o Mons­tro e o Mo­vi­men­to 2014 (cri­a­do pa­ra ho­me­na­ge­ar os 800 anos da Lín­gua Por­tu­gue­sa) e con­ta com o apoio da CML - Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Lis­boa.

O ven­ce­dor e as Men­ções Hon­ro­sas do Pré­mio Li­te­rá­rio UCCLA: No­vos Talentos, No­vas Obras em Lín­gua Por­tu­gue­sa (2015-2016), fo­ram apre­sen­ta­dos no pas­sa­do dia 13 de Ju­nho, na fei­ra do Li­vro de Lis­boa. O pré­mio do ven­ce­dor, João Nuno Azam­bu­ja, con­sis­tiu na pu­bli­ca­ção em li­vro do seu texto Era uma vez um Ho­mem, já à ven­da, bem co­mo no con­vi­te for­mal pa­ra par­ti­ci­par, com tu­do pa­go, no pró­xi­mo Encontro de Es­cri­to­res de Lín­gua Por­tu­gue­sa (EELP), que a UCCLA or­ga­ni­za anu­al­men­te. O VII EELP re­a­li­zar-se-á em Ma­cau (2017), em co­or­de­na­ção com o Fes­ti­val Li­te­rá­rio de Ma­cau.

O li­vro Era uma vez um Ho­mem tem vin­do a re­co­lher opi­niões mui­to po­si­ti­vas, mes­mo de ou­tros es­cri­to­res e crí­ti­cos li­te­rá­ri­os, co­mo é o ca­so de Mi­guel Re­al (com pá­gi­na de crí­ti­ca li­te­rá­ria no “Jornal de Le­tras”), que após a lei­tu­ra da obra, en­vi­ou fe­li­ci­ta­ções à UCCLA e o co­men­tá­rio de que “O au­tor vai ser um gran­de es­cri­tor”.

Com o in­tui­to de ser abran­gen­te e pro­mo­ver a li­te­ra­tu­ra de no­vos es­cri­to­res, não só nas gran­des ci­da­des li­to­rais, mas tam­bém no in­te­ri­or e pe­que­nas vi­las, atra­vés da par­cei­ra da UCCLA com a edi­to­ra A Be­la e o Mons­tro, o li­vro Era uma vez um Ho­mem foi dis­tri­buí­do (dia 16 de Ju­nho) pa­ra ven­da nos qui­os­ques, com o Jornal “Pú­bli­co” (de gran­de cir­cu­la­ção em Por­tu­gal) e es­tá à ven­da nas li­vra­ri­as da FNAC.

Es­tá em pro­gra­ma­ção a edi­ção das Men­ções Hon­ro­sas, pe­lo que a UCCLA con­tac­tou o Bra­sil pa­ra es­se efei­to. Me­mó­ri­as Fós­seis, da au­to­ria do es­cri­tor bra­si­lei­ro Wes­ley d’Al­mei­da, após ga­nhar a Men­ção Hon­ro­sa pa­ra Po­e­sia, já ven­ceu o pri­mei­ro lu­gar num ou­tro con­cur­so “Pré­mio bra­si­lei­ro de po­e­sia – So­sí­ge­nes Costa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.