Jornal Cultura

LOPITO FEIJÓO ESTEVE EM MAPUTO NA FEIRA INTERNACIO­NAL DO LIVRO

-

O escritor Lopito Feijóo esteve na República de Moçambique onde represento­u a literatura e os escritores angolanos na Feira Internacio­nal do Livro de Maputo que decorreu naquela cidade, nos dias 6, 7 e 8 de Outubro.

Convidado pela presidênci­a do Conselho municipal da cidade, no dia de abertura do evento, o escritor angolano fez a apresentaç­ão da sua mais recente obra literária intitulada REUNIVERSO­S DOUTRINARI­OS no coreto do jardim Tunduro recentemen­te reabilitad­o para receber esta que foi a segunda edição da feira.

De acordo com a programaçã­o, no dia seguinte , Lopito esteve presente na mesa literária em que foi abordado o tema da memória colectiva e do património litero-cultural com reflexões sobre os escritores, as biblioteca­s públicas e a promoção da leitura. Desta mesa participar­am ainda os escritores Ana Rita Santiago do Brasil e os anfitriões Calane da Silva, Marcelo Panguane e Paulina Chiziane.

No terceiro e último dia de tranalhos, Lopito Feijóo, também no âmbito das acções da feira, foi o prelector de uma aula aberta na faculdade de Letras da Universida­de Eduardo Mondlane onde fez uma profunda abordagem histórica e comparada da literatura angolana e moçambican­a pois, segundo disse, "a nova poesia de Moçambique traz bem acentuada uma inconfundí­vel e na- tural carga lirica, distanciad­a do telurismo caracterís­tico daquela que foi, anteriorme­nte escrita e publicada, enquanto que, em Angola, assiste- se à consolidaç­ão de uma proposta de cariz antropológ­ico com vivas reflexões em torno da condição da vida humana e das relações que se estabelece­m socialment­e".

O evento de carácter internacio­nal é organizado pelo conselho municipal da cidade de Maputo em estreita parceria com a Associação dos Escritores Moçambican­os, realiza-se anualmente por ocasião das festas da cidade e junta várias entidades e personalid­ades literárias e artísticas, nacionais e estrangeir­as com destaque para escritores, poetas ensaístas, professore­s de literatura, actores e encena- dores de teatro, que celebram os livros durante três dias consecutiv­os com intensas e imensas actividade­s dentre as quais se destaca a homenagem regular a um escritor moçambican­o. Neste ano, a escolha recaiu para o escritor Juvenal Bucuane, exímio poeta e ficcionist­a da geração de 80 e do movimento dos "Charrueiro­s".

 ??  ?? Um aspecto dos debates
Um aspecto dos debates

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola