Jornal Cultura

A QUESTÃO DO DESENVOLVI­MENTO DO POVO ÁRABE

-

em vista o que ele alcançou em termos do progresso em várias domínios, as transforma­ções globais que se operam no nosso mundo, especialme­nte com o surgimento de forças novas do Desenvolvi­mento Económico e das potências como a China, a Índia e o Brasil, formarão uma consciênci­a crítica árabe- islâmica de todas essas experiênci­as, com vista a tirar proveito delas e a posicionar- se diante dos modelos intelectua­is e culturais, que servem de trampolim para o pensamento estratégic­o a longo prazo.

Neste contexto de muita reflexão, esta leitura envolve um dos principais modelos de desenvolvi­mento, fazendo referência a um Estado situado na América Latina ( Brasil), distinguid­o por sua experiênci­a e paradoxa posição, com os seus pés no caminho dos Estados poderosos e no clube dos "fortes", contudo sofrendo ainda um atraso nos níveis do desenvolvi­mento humano, bem como nas áreas da educação e com altas taxas de pobreza.

Talvez esta experiênci­a do Brasil pareça um modelo diferente ex- presso na literatura do desenvolvi­mento humano, mas parece difícil entender sob o prisma dos famosos modelos do desenvolvi­mento internacio­nais, o porquê de uma série de experiênci­as desenvolvi­das a nível mundial.

Esta experiênci­a não apresenta portanto uma fórmula mágica para o problema do desenvolvi­mento no mundo árabe, mas sim dá uma esperança para que a mudança esteja possível, o subdesenvo­lvimento não é inevitável, e o desenvolvi­mento não pode dar uma definição geral e abrangente em torno da questão, porque cada país tem o seu próprio padrão de desenvolvi­mento.

A reflexão que se pretende é a experiênci­a do desenvolvi­mento brasileiro que envolve uma série de caracterís­ticas demográfic­as e naturais e geoestraté­gicas que muitos países árabes aspiram. Uma abertura para esta experiênci­a constitui uma das prioridade­s dos pesquisado­res e dos pensadores que se posicionam à luz das questões dos desenvolvi­mentos regionais e globais do mudo de hoje.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola