PA­LÁ­CIO DE FER­RO ACOLHE EX­PO­SI­ÇÃO DO SEU “CRIADOR”

Jornal Cultura - - ARTES -

O edi ício do Pa­lá­cio de Fer­ro, se­de da III Trienal de Lu­an­da, é pal­co da ex­po­si­ção fo­to­grá ica e ví­deo so­bre o ar­qui­tec­to fran­cês, Gus­ta­ve Eif­fel, nu­ma or­ga­ni­za­ção da Em­bai­xa­da da Fran­ça em An­go­la, no âm­bi­to da III Trienal de Lu­an­da, re­co­nhe­ci­do mun­di­al­men­te co­mo sen­do o "má­gi­co do fer­ro".

O te­ma da ex­po­si­ção, “Gus­ta­ve Eif­fel - O Má­gi­co do Fer­ro”, é uma pro­pos­ta que abor­da o uni­ver­so Eif­fel ao lon­go dos anos. Na oca­sião, o Em­bai­xa­dor de Fran­ça em An­go­la, Syl­vain It­té, mos­trou-se ra­di­an­te pe­la ho­me­na­gem. “Es­tou mui­to or­gu­lho­so em sa­ber que uma obra ins­pi­ra­da do seu ta­len­to é ac­tu­al­men­te um dos lu­ga­res mais al­tos do pa­tri­mó­nio e da cul­tu­ra em An­go­la", a ir­mou o di­plo­ma­ta.

Os vi­si­tan­tes en­con­tra­ram, no pi­so su­pe­ri­or e in­fe­ri­or, ima­gens de di­fe­ren­tes obras, en­tre as qu­ais a "Pon­te Ro­do­viá­ria de Cub­zac", em Fran­ça, a "Pon­te Maria Pia", na ci­da­de do Por­to, em Por­tu­gal, "Tor­re Eif­fel", em Fran­ça, a "Es­ta­ção de Com­boi­os de Nyu­ga­ti", Bu­da­pes­te (Hun­gria) e ou­tras.

A amos­tra, que de­cor­re de 15 de Ju­lho a 15 de Agos­to, das 10 às 21 ho­ras, de Ter­ça-fei­ra a Sá­ba­do, ex­põe mais de 30 fo­tos e ví­de­os iné­di­tos, apre­sen­tan­do as re­a­li­za­ções e o le­ga­do do ar­qui­tec­to em to­dos os con­ti­nen­tes.

En­ge­nhei­ro, ar­qui­tec­to, em­pre­sá­rio e ci­en­tis­ta fran­cês, Ale­xan­dre Gus­ta­ve Eif­fel, mais co­nhe­ci­do por Gus­ta­ve Eif­fel, fez li­te­ral­men­te ma­gia, dei­xan­do a sua mar­ca um pou­co por todo o Mun- do. Além da Tor­re Eif­fel, é res­pon­sá­vel por mais de 300 obras, des­de a ar­ma­ção da Es­tá­tua da Li­ber­da­de, em No­va Ior­que, ao Pa­lá­cio de Cris­tal, em Gu­aya­quil (Equa­dor).

Nas­ci­do no dia 15 de De­zem­bro de 1832, em Di­jon ( Pa­ris- Fran­ça), Gus­ta­ve Eif­fel fez os es­tu­dos pri­má­ri­os no Co­lé­gio Sain­te- Bar­be. Em 1852, in­gres­sa na Es­co­la Cen­tral de Ar­tes e Ma­nu­fac­tu­ras, es­pe­ci­a­li­zan­do-se em En­ge­nha­ria Quí­mi­ca. Co­me­çou a sua car­rei­ra nu­ma em­pre­sa de cons­tru­ção de ca­mi­nhos- de- fer­ro. Aos 26 anos, cons­trói a pon­te fer­ro­viá­ria de Bor­déus.

As me­lho­res cri­a­ções de um dos ta­len­to­sos e vi­si­o­ná­ri­os da cons­tru­ção ci­vil mun­di­al fo­ram apre­ci­a­dos pe­lo pú­bli­co du­ran­te a III Trienal de Lu­an­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.