PETRÓPOLIS SE­RÁ A CA­PI­TAL MUN­DI­AL DO CI­NE­MA LUSÓFONO

Jornal Cultura - - ECO DE ANGOLA -

Na sua pri­mei­ra edi­ção "O Fes­ti­val dos Fes­ti­vais", o PETRÓPOLIS FILM FEST, Con­gres­so Lusófono de Ci­ne­ma ide­a­li­za­do pe­lo Ci­ne­as­ta Ca­le­be Pi­men­tel e pe­la ac­triz Su­ra­ma de Cas­tro, reu­ni­rá re­pre­sen­ta­ções dos prin­ci­pais fes­ti­vais da CPLP - Co­mu­ni­da­de dos Paí­ses da Lín­gua Por­tu­gue­sa.

No pas­sa­do dia 22 de­cor­reu uma au­di­ên­cia pú­bli­ca pre­si­di­da pe­lo pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ve­re­a­dor Pau­lo Igor, na Ca­sa Le­gis­la­ti­va de Petrópolis, pa­ra a dis­cus­são do Pro­jec­to de Lei nº 5955 pro­pos­to pe­lo pre­si­den­te, que cria a se­ma­na do Fes­ti­val de Ci­ne­ma Lusófono, a ser re­a­li­za­do na se­gun­da quin­ze­na de Mar­ço, dan­do con­ti­nui­da­de às ac­ti­vi­da­des de co­me­mo­ra­ção do mês de ani­ver­sá­rio da ci­da­de.

O even­to tem co­mo ob­jec­ti­vo cha­mar a aten­ção da po­pu­la­ção e do sec­tor au­di­o­vi­su­al lusófono, pa­ra o even­to que se con­cre­ti­za­rá em Mar­ço. Já foi con ir­ma­da a pre­sen­ça de al­gu­mas igu­ras ilus­tres, co­mo: o Côn­sul -Ge­ral de Por­tu­gal no Rio de Ja­nei­ro, o Côn­sul Jai­me Lei­tão, do De­pu­ta­do Es­ta­du­al Ge­ral­do Pu­dim, do Se­cre­tá­rio de Cul­tu­ra de Es­ta­do André La­za­ro­ni e a Co­or­de­na­do­ra da Rio Film Com­mis­si­on Tâ- nia Pin­ta. Va­mos con­tar com a pre­sen­ça tam­bém de ou­tros ilus­tres, co­mo o Ci­ne­as­ta Wal­ter Li­ma Jr. que pre­si­di­rá o jú­ri o ici­al do Fes­ti­val e do ac­tor Thi­a­go La­cer­da. Re­pre­sen­ta­ções de ins­ti­tui­ções im­por­tan­tes de ci­ne­ma co­mo a ABRACI - As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Ci­ne­as­tas, a ABRA - As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Au­to­res Ro­tei­ris­tas e da BRAVI - Bra­sil Au­di­o­vi­su­al In­de­pen­den­te tam­bém já con ir­ma­ram pre­sen­ça.

O gran­de di­fe­ren­ci­al do PETRÓPOLIS FILM FEST (PFF) é a mos­tra com­pe­ti­ti­va de tra­ba­lhos pre­mi­a­dos nos prin­ci­pais fes­ti­vais par­cei­ros de ci­ne­ma bra­si­lei­ros e lu­só­fo­nos, cri­an­do uma vi­tri­na de pro­jec­ção pa­ra o mun­do do mais al­to ní­vel. En­tre as ac­ti­vi­da­des pro­pos­tas pe­lo even­to, ha­ve­rá mos­tras de il­mes de cur­ta e lon­ga me­tra­gem dos paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa, re­ce­ben­do, tam­bém, co­mo con­vi­da­dos, re­pre­sen­ta­ções de ou­tros paí­ses (não lu­só­fo­nos).

O even­to vi­sa o fo­men­to e a di­fu­são ci­ne­ma­to­grá ica en­tre os paí­ses já ci­ta­dos, agre­gan­do paí­ses de ou­tros idi­o­mas, tra­tan­do o mun­do co­mo o mes­mo é, um es­pa­ço glo­ba­li­za­do com mai­or in­te­rac­ção atra­vés das ar­tes. Se­rão re­a­li­za­das du­ran­te o even­to de du­ran­te o ano to­do, o ici­nas de ci­ne­ma e exi­bi­ções iti­ne­ran­tes nos bair­ros, bus­can­do uma apro­xi­ma­ção mai­or com o pú­bli­co lo­cal.

Petrópolis, ci­da­de im­pe­ri­al do Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro, ide­a­li­za­da e fun­da­da pe­lo por­tu­guês im­pe­ra­dor do Bra­sil D. Pe­dro II, que ain­da con­ser­va tra­ços eu­ro­peus nas ca­rac­te­rís­ti­cas do seu po­vo e nos mol­des de su­as vi­vên­ci­as, foi á es­co­lhi­da pa­ra se­di­ar o even­to por su­as ori­gens his­tó­ri­cas, tu­rís­ti­cas e cul­tu­rais.

Petrópolis pos­sui gran­de po­ten­ci­al pa­ra se tor­nar um pó­lo de pro­du­ção au­di­o­vi­su­al, com vá­ri­as TVs lo­cais que apre­sen­tam cer­ca de oi­ten­ta pro­gra­mas in­de­pen­den­tes, ge­ran­do em­pre­go, ofe­re­cen­do in­for­ma­ção e en­tre­te­ni­men­to pa­ra o pú­bli­co lo­cal. Re­ce­be de­vi­do aos seus atrac­ti­vos ar­qui­tec­tó­ni­cos e na­tu­rais, gran­des pro­du­ções de ci­ne­ma e TV do mun­do to­do há mui­tas dé­ca­das.

Ini­ci­a­ti­vas co­mo o PETRÓPOLIS FILM FEST con­tri­bu­em pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co e ge­ra­ção de em­pre­gos em di­ver­sos sec­to­res, e pa­ra a ex­pan­são do seg­men­to de Tu­ris­mo e Pro­du­ção Ci­ne­ma­to­grá­fi­ca em Petrópolis for­ta­le­cen­do es­te po­ten­ci­al na­to.

Con­gres­so con­ta com a par­ti­ci­pa­ção dos prin­ci­pais mem­bros da Co­mu­ni­da­de dos Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.